O ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga avaliou que a situação nos Estados Unidos é “dramaticamente mais complexa e arriscada do que era lá atrás”. Para ele, um problema na postura dos EUA é a perda do soft power, que representa uma situação perigosa em que valores democráticos podem ficar em segundo plano. Ele participa do painel ‘Economia: Trump, Tarifas e o Fim da Globalização?’, na 11ª. Brazil Conference, evento anual realizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston que ocorre neste sábado, 12.
Ele fez uma leitura histórica e ponderou que, atualmente, todos os problemas que estão no ar são muito grandes, o que é uma coisa nova. “Antes mesmo da guerra comercial, já tinha a Guerra Fria entre Estados Unidos e China, eu acho que não há outra descrição possível. Tem as tensões no Oriente Médio, invasão da Ucrânia”, disse, citando ainda possíveis mutações de vírus e o aquecimento global. Nesse contexto, ele diz, o presidente americano Donald Trump volta com ideias para assuntos que já estavam resolvidos.
“Os Estados Unidos sempre foram uma espécie de modelo, de estrela-guia para que o resto do planeta evoluísse bem. Claro, tinha o poderio militar, mas eu acho tão importante quanto, se não mais, tem o soft power. A perda do soft power representa uma situação perigosa, porque a única chance que a gente tem de países como a China crescerem bem é nós mostrarmos que o nosso modelo, o modelo democrático, liberal, solidário, é melhor. Não podemos perder isso”, defendeu.
Por: Source link
Além das críticas ao Pix, as empresas norte-americanas levaram ao governo de Donald Trump, no…
O Juventude venceu o Vasco por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio…
Por André Marinho, Francine De Lorenzo, Patricia Lara, Pedro Lima e Thaís Porsch - 20/08/2025…
A velha constatação de que o salário termina antes de o mês acabar continua válida…
Em agenda oficial em Goiânia, nesta quarta-feira, 20, vereadores de Goianésia se reuniram com o…
Um idoso de 70 anos morreu após passar mal no MorumBis, enquanto o São Paulo…
This website uses cookies.