Categories: Últimas Notícias

Silvinei Vasques pede ao STF para ir a Brasília acompanhar o próprio julgamento


O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar o julgamento da denúncia por golpe de Estado apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A análise está marcada para os dias 22 e 23 de abril.

No pedido apresentado nesta segunda-feira, 7, a defesa de Silvinei, que cumpre medidas restritivas, pede ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso na Corte, autorização para que ele se desloque de São José (SC) para Brasília.

“Considerando a relevância dos fatos imputados e a magnitude do julgamento que se avizinha, o comparecimento pessoal do requerente revela-se necessário para o pleno exercício de sua defesa, em consonância com os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa”, justifica a defesa na petição.

Silvinei faz parte do “núcleo dois” da denúncia, composto por pessoas que, segundo a PGR, ocupavam posições estratégicas para coordenar ações para “sustentar a permanência ilegítima” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder, em 2022.

Também integram o grupo os ex-assessores da Presidência da República Filipe Martins e Marcelo Câmara; o general Mário Fernandes; o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Sousa Oliveira; e a ex-subsecretária da pasta, Marília de Alencar.

Estão reservadas três sessões para a análise da denúncia pela Primeira Turma do STF, às 9h30 e às 14h do dia 22 e às 9h30 do dia 23. Neste primeiro momento, o colegiado da Corte vai decidir se aceita ou não a denúncia.

No caso do acolhimento da denúncia, os acusados se tornam réus e devem responder a uma ação criminal pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

É o que ocorreu com Bolsonaro e sete aliados próximos, integrantes do primeiro núcleo da denúncia, que foi aceita com unanimidade pela Primeira Turma do STF no dia 26 de março. O colegiado é composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin, que o preside.

O “fatiamento” da denúncia é uma estratégia da PGR para facilitar a instrução do processo e tornar mais rápido o julgamento. No total, 34 pessoas foram denunciadas por tentativa de golpe de Estado, no dia 18 de fevereiro.

O STF já marcou as datas para analisar a denúncia contra outros dois núcleos de denunciados. O quinto grupo ainda está sob análise do relator, o ministro Alexandre de Moraes.

Julgamento dos núcleos denunciados pela PGR por golpe de Estado:

– Núcleo 1: denúncia aceita em 26 de março;

– Núcleo 2: julgamento marcado para os dias 22 e 23 de abril;

– Núcleo 3: julgamento marcado para os dias 20 e 21 de maio;

– Núcleo 4: julgamento marcado para os dias 6 e 7 de maio.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Atlético encara Cruzeiro em duelo que promete clima de revanche na Arena MRV

A Arena MRV será palco de mais um clássico quente entre Atlético-MG e Cruzeiro nesta…

3 minutos ago

Bolsas da Ásia fecham em alta, com perspectiva de mais cortes de juros nos EUA

Por Sergio CaldasSão Paulo, 15/10/2025 - As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, à…

14 minutos ago

Flamengo tenta reagir para manter ‘caça’ ao Palmeiras em clássico com o Botafogo

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30, no Nilton Santos, com a missão…

42 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 15/10/2025

Nesta quarta-feira, o movimento dos astros influenciará o comportamento e as emoções de cada nativo…

5 horas ago

Por que o Palmeiras afastou todo elenco Sub-17 e vai jogar Paulistão com time mais jovem?

O Palmeiras vai jogar o restante do Campeonato Paulista Sub-17 com o elenco Sub-16. Classificado…

6 horas ago

Athletico-PR tropeça novamente, empata com o Avaí e se distancia do G-4 da Série B

Depois de uma sequência de sete vitórias seguidas, o Athletico-PR começou a oscilar na reta…

6 horas ago

This website uses cookies.