Categories: GOIASSaúde

SES participa da mesa diretiva de oficina do Programa Mais Acesso a Especialista, do MS


As superintendentes de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Lorena Nunes Mota; e de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo e Santos Limongi, representam a Saúde estadual no evento, que tem como objetivo aprimorar a gestão e o atendimento das demandas dos cuidados especializados

“Esse foi um momento oportuno para a troca de experiências e a qualificação das equipes envolvidas”, afirmou a superintendente de regulação da SES-GO Lorena Mota

As superintendentes de Regulação, Controle e Avaliação, Lorena Nunes Mota da SES; e de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo e Santos Limongi, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, participaram da oficina do Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE), organizada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (21/3), na Superintendência do MS em Goiás, na Rua 82, nº 179, no Setor Sul, em Goiânia.

“Foi um momento oportuno para a troca de experiências e a qualificação das equipes envolvidas”, afirmou a superintendente Lorena, sobre o programa que tem como objetivo aprimorar a gestão e o atendimento das demandas aos cuidados especializados. “Foi uma honra participar desse importante evento, como representante da SES e do Estado de Goiás”, afirmou.

O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (EAP), por exemplo a Equipe de Saúde da Família (ESF). O programa prevê que o paciente não vai mais ser colocado em várias filas de atendimento, quando precisar de mais de uma consulta ou exame especializado. “Ele será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas e exames de que precisa”, esclarece Lorena.

A superintendente Amanda destacou a importância do evento. “Estamos aqui para nos preparar, Estado e municípios, para operacionalizar o PMAE expandindo e qualificando o acesso à toda linha de cuidado das especialidades de oncologia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia”, afirmou.

De acordo com a técnica do Ministério da Saúde Elizabeth da Silva, o Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (PMAE) é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (Pnaes). Na programação da oficina constam momentos de prática e retirada de dúvidas dos gestores e técnicos para implementação do PMAE no estado de Goiás.

“O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (EAP), por exemplo a Equipe de Saúde da Família (ESF)”, diz também Elizabeth da Silva.

Conforme o MS, a supervisão desse serviço será feita pelas secretarias de saúde de cada Estado, “para garantir que tudo seja realizado em, no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação”. Além das oficinas e outras qualificações, o PMAE vai garantir recursos financeiros federais para os Estados, municípios e Distrito Federal, para serem aplicados no custeio dos serviços públicos e contratação da rede privada (rede complementar) de saúde.

Mais informações sobre o PMAE estão disponíveis no site (https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/pmae)

Patrícia Almeida e José Carlos Araújo (texto, com informações do MS) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Dener Rafael

Recent Posts

Bombeiros resgatam pessoas presas em elevador no norte de Goianésia

Duas pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros após ficarem presas dentro de um elevador…

33 minutos ago

Horóscopo semanal: previsões de 05 a 11 de janeiro de 2026

O Sol em Capricórnio estará em conjunção com Vênus, Marte e Mercúrio, além de formar…

4 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 02/01/2026

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros criará um cenário mais sensível e instável, no qual…

10 horas ago

8 mitos e verdades sobre o uso do protetor solar

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca…

17 horas ago

Mulher grávida é presa por tráfico de drogas no Setor Universitário

Uma mulher grávida foi presa suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico…

17 horas ago

Uva-passa: veja os benefícios surpreendentes para a saúde

Nas celebrações de Ano-Novo, as mesas se enchem de iguarias e símbolos tradicionais que se…

18 horas ago

This website uses cookies.