servidor do Estado é preso suspeito de danificar 16 veículos em 1 dia


A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo, na Grande SP, prendeu nesta terça-feira, 22, um homem suspeito de participar de ataques a ônibus na capital e em outros municípios.

O suspeito foi identificado como Edson Aparecido Campolongo e teria confessado ter danificado 16 veículos no último dia 17 de julho, além de ter participado de uma ação semelhante na Avenida Jorge João Saad, na cidade de São Paulo. Na ocasião, uma criança de 10 anos ficou ferida na ocorrência com estilhaços. A reportagem não localizou a defesa de Campolongo.

Com Campolongo, foram apreendidos um estilingue e pequenas esferas de metal, utilizados nos ataques, informa a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP).

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o suspeito é servidor estadual. O Estadão apurou que Campolongo seria funcionário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

“A gente tem feito uma série de prisões, hoje a gente fez mais uma prisão de uma pessoa que depredou uma série de ônibus, inclusive é servidor do Estado. Então, obviamente, a gente vai tomar todas as medidas cabíveis. São ataques que têm motivações diferentes e a gente está investigando todas elas. Já caiu muita a quantidade de ataques aos ônibus, a gente agora está tendo um, dois ataques por dia”, disse Tarcísio após participar de cerimônia de entrega de moradias e títulos de propriedade em Rio Claro, no interior do Estado.

As investigações apontam que os crimes foram planejados com antecedência, e que o homem é suspeito de recrutar outras pessoas para promover ataques.

Os policiais investigam a disputa entre empresas do setor como provável motivação do vandalismo. Uma das hipóteses das autoridades é a de que algumas empresas de viação queiram criar um clima de medo para desestabilizar o setor e forçar a Prefeitura da capital a fazer mudanças no transporte público.

A Polícia segue com as investigações para identificar os demais envolvidos.

Desde o dia 12 de junho, 530 veículos do sistema municipal de transporte da capital foram depredados, segundo dados da SPtrans. Entre segunda-feira, 21, e terça, 22, foram seis ataques. Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

ASML investirá na Mistral, avaliando a startup francesa de IA em US$ 13,8 bilhões

A ASML Holding está investindo na Mistral AI, em um acordo que avalia a startup…

33 minutos ago

UnitedHealth reafirma projeção de lucros para 2025; ação sobe mais de 8%

A UnitedHealth Group, gigante do setor de planos de saúde em dificuldades, divulgou um comunicado…

41 minutos ago

Em ação conjunta, PCGO, PM e GCM prendem homem que matou vítima que procurava atendimento médico em UPA de Novo Gama

A Polícia Civil de Goiás, por meio Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo…

48 minutos ago

Bolsas de NY fecham em alta, com recordes nos 3 principais índices, à espera de alívio do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 9, sem que revisões em…

51 minutos ago

Pigossi vira jogo dramático no SP Open e Ana Candiotto vence ucraniana em 1º triunfo em WTA 250

A tarde de terça-feira foi de grandes vitórias para as representantes brasileiras de simples no…

53 minutos ago

aumento tarifário dos EUA para produtos específicos permanece provável

Os recentes acordos comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, provavelmente reduziram o risco de…

1 hora ago

This website uses cookies.