Sensação francesa bate Andreeva, vai à semifinal de Roland Garros e mantém ‘conto de fadas’


Maior sensação desta edição de Roland Garros, a tenista francesa Lois Boisson voltou a fazer história nesta quarta-feira e deu sequência ao seu “conto de fadas” em Paris. A jovem de 22 anos, apenas a 361ª do ranking, derrubou a favorita russa Mirra Andreeva por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/3, e avançou à semifinal, empilhando feitos no tênis feminino.

Boisson está entre as quatro melhores em Roland Garros logo em sua primeira participação num Grand Slam. A tenista da casa entrou na chave principal por convite, por ter ranking muito elevado. Ela se tornou, assim, apenas a terceira a alcançar a semifinal logo em sua estreia em Majors desde 1980. Antes dela, obtiveram esse feito as americanas Monica Seles, em 1989, e Jennifer Capriati, em 1990.

Boisson também se torna a mais jovem francesa semifinalista em todos os Grand Slams desde 1999 (a última foi Amelie Mauresmo, campeã em Wimbledon em 1999 e atual diretora de Roland Garros) e a primeira local nesta fase do torneio francês desde 2011 – a última foi Marion Bartoli. Para alcançar estes feitos em série, a jovem tenista da casa superou duas rivais do Top 10: a americana Jessica Pegula e Andreeva, atuais número três e seis do mundo.

A própria francesa dará um salto no ranking com esta grande campanha no Grand Slam francês: ela passará do atual 361º posto para o 65º lugar. Boisson poderá subir até mais, se continuar avançando na chave. Na semifinal, ela vai medir forças contra a americana Coco Gauff, vice-líder do ranking.

Para sustentar sua história de “conto de fadas” no saibro parisiense, Boisson precisou mais uma vez mostrar resiliência e poder de superação em quadra, como havia feito em sua virada sobre Pegula, nas oitavas de final.

Nesta quarta, ela saiu atrás de Andreeva nos dois sets. E buscou a reviravolta no placar. Na primeira parcial, que durou 1h20min, a russa abriu 3/1 e, depois 5/3. E a francesa buscou as duas igualdades até se sobressair no tie-break. No segundo set, Andreeva fez 3/1. Mas viu a local vencer quatro games em sequência para virar para 4/3 e encaminhar a vitória.

Mais cedo, Coco Gauff garantiu vaga em sua terceira semifinal em Roland Garros ao eliminar a americana Madison Keys, campeã do Aberto da Austrália, por 6/7 (6/8), 6/4 e 6/1. A americana busca superar a campanha do ano passado, quando caiu na semifinal. Em 2022, foi vice-campeã.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Osasco e Praia perdem e decidem 3º lugar no Mundial de vôlei feminino

O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de…

4 horas ago

Basquete: Minas segue invicto e Sesi Franca se reabilita na Champions

O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a "Libertadores" do…

5 horas ago

Flamengo vence Pyramids e vai à decisão da Copa Intercontinental

O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste…

6 horas ago

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual: valorização e direitos em foco

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…

10 horas ago

Doces de Natal: 3 receitas práticas e deliciosas para a ceia

O Natal pede mesa farta, aconchego e aquele toque doce que faz todo mundo sorrir.…

12 horas ago

This website uses cookies.