Categories: Últimas Notícias

Senador democrata critica políticas de Trump em discurso com mais de 22h de duração no Senado


O senador democrata de Nova Jersey Cory Booker ocupou o plenário do Senado americano com um discurso de quase um dia inteiro, em uma demonstração de resistência para evidenciar o que ele chamou de “crise” enfrentada pelos Estados Unidos sob a presidência de Donald Trump.

Booker foi ao plenário do Senado na noite de segunda-feira, 31, e começou a falar às 19h. Mais de 22 horas depois, no começo da noite desta terça-feira, o senador, claramente exausto, continuava falando, criticando os cortes do governo Trump nos serviços governamentais e sua repressão aos imigrantes.

O discurso foi parte de um esforço dos democratas para retomar a iniciativa e se opor mais assertivamente ao presidente Trump. Booker dividiu seus comentários em seções focadas em um aspecto das políticas da administração, incluindo assistência médica, educação, imigração e segurança nacional.

“Estes não são tempos normais em nossa nação”, disse ao iniciar seu discurso. “E eles não devem ser tratados como tal no Senado dos Estados Unidos. As ameaças ao povo americano e à democracia americana são graves e urgentes, e todos nós devemos fazer mais para enfrentá-las.”

Na tarde de terça-feira, Booker parecia estar determinado a quebrar um recorde estabelecido pelo senador Strom Thurmond, que em 1957 falou por 24 horas e 18 minutos se opondo a uma parte da legislação de direitos civis.

Às 16h20 no horário local, o discurso já havia ultrapassado a memorável arenga do senador Ted Cruz sobre a Lei de Assistência Médica Acessível do presidente Barack Obama em 2013, que durou 21 horas e 19 minutos.

Sem pausas para ir ao banheiro, mas fazendo pausas ocasionais para perguntas de seus colegas democratas, Booker leu um fichário de notas e acenou com uma pequena cópia da Constituição dos EUA. Com o passar das horas, sua voz ficou rouca. Não ficou claro se ele se alimentou ao longo da maratona, e apenas alguns copos de água foram vistos no púlpito.

Andando de um lado para o outro, às vezes se inclinando, Booker protestou por horas contra os cortes nos escritórios da Previdência Social liderados pelo Departamento de Eficiência Governamental do conselheiro de Trump, Elon Musk.

Ele listou os impactos das ordens iniciais de Trump e falou sobre as preocupações de que cortes mais amplos na rede de segurança social poderiam estar chegando, embora os legisladores republicanos digam que o programa não será tocado.

Musk estava ativo no X ativo nesta terça-feira, mas não fez menção a Booker ou seu discurso a noite toda. Nem Trump no Truth Social.

Booker está no seu segundo mandato no Senado. Ele tentou se candidatar à presidência em 2020, mas desistiu e perdeu a nomeação para Joe Biden. (Com agências internacionais)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em alta, após balanço da Nvidia

Por André MarinhoSão Paulo, 28/08/2025 - As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta…

34 minutos ago

Dorival se preocupa com provável ausência de Matheuzinho contra o Palmeiras: ‘Faz muita falta’

A provável ausência do lateral-direito Matheuzinho, com lesão muscular sofrida na vitória sobre o Athletico-PR,…

5 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 28/08/2025

Nesta quinta-feira, os astros se alinharão de maneira intensa, ativando emoções profundas e trazendo à…

6 horas ago

Hugo Souza revela abalo em campo pela perda de bebê após vitória do Corinthians em Curitiba

O goleiro Hugo Souza revelou abatimento, nesta quarta-feira, ao defender a meta do Corinthians na…

6 horas ago

Sabalenka ganha ‘duelo de pancadas’ com Kudermetova e mantém sonho de erguer Grand Slam no ano

A belarussa Aryna Sabalenka continua firme em sua caminhada no US Open, a última chance…

6 horas ago

This website uses cookies.