Por Redação O Estado de S. Paulo – 29/06/2025 09:17
Por 51 votos a favor e 49 contra, o senado norte-americano aprovou a abertura da discussão do projeto de lei apelidado pelo presidente Donald Trump de “big beautiful bill”, que visa cortes de impostos e aumento de gastos no país. Em uma publicação em seu perfil na Truth, o republicano chamou o ato de “grande vitória”.
“Vamos fazer nossa economia crescer, reduzir gastos, proteger nossa fronteira”, escreveu. Se aprovado, o projeto pode privar o acesso gratuito à saúde de milhões de americanos, além de adicionar mais de US$ 3 trilhões à dívida do país.
Dois membros do partido de Trump se opuseram à abertura, se juntando a todos os democratas. Os republicanos, de olho nas eleições de meio de mandato de 2026, estão divididos sobre o pacote; o Medicaid é um desses pontos de inflexão, já que deixaria cerca de 8,6 milhões de pessoas sem assistência médica.
O plano de corte de gastos também reverteria muitos dos incentivos fiscais para energia renovável implementados pelo antecessor de Trump, Joe Biden.
Trump tem pressionado para que o projeto de lei seja aprovado até 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos.
Os democratas, que se opõem à legislação e à agenda do presidente, prometem bloquear o debate.
(Com agências internacionais)
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.