Por Redação, O Estado de S. Paulo – 27/05/2025 22:11
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 27, proposta de emenda constitucional que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública. No primeiro turno, o texto recebeu 65 votos a favor. No segundo turno, foram 57 votos.
O texto, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), segue, agora, para apreciação da Câmara dos Deputados. A Constituição, no capítulo destinado à segurança pública, lista as forças que fazem parte do setor.
As guardas municipais não são mencionadas e a PEC aprovada incluiu essa corporação. Já estão listadas no texto constitucional Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.
O texto autoriza os municípios a criarem guardas ou polícias municipais com a função de proteger bens, serviços, instalações da cidade. As guardas também ganham o direito de fazer policiamento ostensivo local e comunitário e podem atuar em colaboração com os demais órgãos de segurança pública.
A PEC ainda permite que as guardas municipais tenham novo nome. Podem ser chamadas de “polícia municipal”, “guarda civil”, “guarda civil municipal”, “guarda metropolitana” ou “guarda civil metropolitana”.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta quarta-feira, o movimento dos astros trará um clima de introspecção e reflexão, levando cada…
A grande decisão da Copa do Brasil Feminina está definida. Ela será disputada entre Ferroviária…
Com destaque para a dobradinha dourada no goalball, o Brasil conquistou dez medalhas nesta terça-feira…
Independentemente da ocasião, as lasanhas são sempre uma ótima opção para conquistar até mesmo os…
A parceria da brasileira Luisa Stefani com a húngara Timea Babos está a uma vitória da…
O mês de novembro chega com força aos cinemas, e a primeira semana promete movimentar…
This website uses cookies.