“Sempre somos a solução, nunca o problema”, disse o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, nesta quarta-feira (25) em resposta indireta a críticas recentes do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os níveis de gasto em defesa de aliados europeus. Após ser questionado sobre as declarações do republicano, durante coletiva na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Sanchez afirmou: “ainda não tive chance de falar com Trump” no evento.
O premiê defendeu o nível atual de investimento em defesa do país, sem se comprometer explicitamente com a meta de 5% do PIB estabelecida pela Otan. “Consideramos suficiente e compatível o investimento atual da Espanha”, afirmou. Mais cedo, no entanto, um comunicado divulgado pela aliança militar afirma que todos os aliados se comprometeram com a nova meta de gastos com o setor.
Sanchez assegurou, no entanto, que a Espanha irá “cumprir metas de capacidade acordadas na cúpula”, em referência aos compromissos firmados entre os aliados. Segundo estimativas do Ministério da Defesa e das Forças Armadas do país ibérico, mencionadas pelo premiê, alcançar esses objetivos exigiria gastos equivalentes a 2,1% do PIB.
Ele também agradeceu aos aliados pela compreensão frente às “particularidades” espanholas. “Quero agradecer aos membros da aliança por respeitar nossa soberania”, disse.
Sanchez antecipou ainda sua expectativa para os debates no Conselho da União Europeia (UE), que começam nesta quinta-feira (26). “Esperamos que amanhã no Conselho da UE falemos menos sobre porcentagens do PIB e mais sobre coprodução e compras conjuntas”, concluiu.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por intermédio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc),…
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, voltou a defender nesta terça-feira, 19, a votação da…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 18/08/2025 14:25 O governo da Argentina confirmou…
Internacional e Flamengo voltam a se enfrentar no Beira-Rio, nesta quarta-feira, às 21h30, desta vez…
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que governadores de direita podem se…
A semana promete agitar as telonas com estreias que vão do humor ao drama, passando…
This website uses cookies.