Categories: Últimas Notícias

Sem Neymar, Santos ‘repaginado’ encara Vasco no Rio, em reencontro com Carille na volta à elite


O Santos marca a sua estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 18h30, em São Januário, contra o Vasco, com três objetivos a cumprir de uma só vez. Colocar à prova a filosofia ofensiva do técnico português Pedro Caixinha, cravar o seu retorno à elite com um resultado positivo e vencer o confronto particular contra o ex-chefe Fábio Carille. Tudo isso, sem a ajuda de Neymar que, machucado, desfalca o time.

Revigorado pelo bom desempenho na fase eliminatória do Campeonato Paulista, quando só caiu nas semifinais diante do Corinthians, e amparado pela preparação intensa visando o Nacional, o Santos ganhou corpo com os reforços. No lugar do antigo estilo reativo, o conjunto santista tem como norte a filosofia ofensiva do treinador atual. O grande nome da companhia, porém, vai ficar de fora. A ausência de Neymar abre uma disputa no meio-campo e Caixinha aproveitou os treinos da semana para escolher um substituto.

Thaciano é quem tem mais chances de compor o setor pela versatilidade. Além da vocação para o ataque, ele também apresenta vitalidade para marcar e isso agrada o treinador, que exercitou a pressão pós-perda nos treinos da semana para recuperar o controle do jogo quando o adversário estiver com a bola.

Destaque nas atividades, o recém-chegado Álvaro Barreal pode ganhar uma vaga na equipe. Com dores no músculo adutor da perna direita, o venezuelano Soteldo foi vetado do jogo de estreia no Rio, contra o Vasco. Na contenção, mas com liberdade para sair padara o jogo, os volantes Gabriel Bontempo e João Schmidt são as escolhas mais prováveis.

À espera de um Vasco fortalecido por jogar em casa, a tendência é que o ataque tenha, além de Barreal, Guilherme e Tiquinho Soares em São Januário. Bem avaliado no amistoso diante do Coritiba, Benjamín Rolheiser, outro nome pedido por Caixinha, pode ser uma boa opção para o decorrer do confronto.

Um dos líderes do time e pilar na conquista da Série B do Brasileiro, o zagueiro Gil comentou sobre o trabalho de Caixinha e importância da preparação para o jogo de estreia do Nacional. Além de elogiar qualidade dos treinos, ele focou a importância de um bom começo nesta volta à elite.

“Uma boa preparação é fundamental, pois o Campeonato Brasileiro fica mais competitivo a cada ano. É essencial conseguir pontos nas partidas fora de casa e temos bastante consciência de onde podemos chegar”, afirmou o zagueiro.

Por fim, o desafio de encarar Fábio Carille, agora no Vasco, também surge como uma atração para a partida no Rio. Campeão da Série B pelo Santos no ano passado, ele não conseguiu ganhar a simpatia da torcida mesmo conquistando o troféu com duas rodadas de antecedência. Vice-campeão paulista em 2024 no primeiro semestre do ano passado, e conhecedor de boa parte do elenco santista, o agora treinador vascaíno busca recuperar a equipe carioca no cenário nacional.

PRESSÃO E CASA CHEIA

Eliminado na semifinal do Campeonato Carioca pelo Flamengo, o Vasco tenta uma retomada no Nacional. E nada melhor do que um apoio extracampo. O clube anunciou que todos os ingressos para a partida deste domingo estão esgotados.

Carille usou o treinamento da semana para definir o time titular e também trabalhar jogadas ensaiadas. O treinador cobrou intensidade na marcação e também deu ênfase à bola parada, uma de suas armas para tentar surpreender o Santos em São Januário.

FICHA TÉCNICA:

VASCO X SANTOS

VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maurício Lemos e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho e Nuno Moreira; Rayan (Garré) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

Santos – Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; Gabriel Bontempo, João Schmidt e Thaciano; Álvaro Barreal, Guilherme e Tiquinho Soares. Técnico: Pedro Caixinha.

ÁRBITRO – Rafael Rodrigo Klein (RS).

HORÁRIO – 18h30.

LOCAL – Estádio São Januário, no Rio (RJ).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Reforma Casa Brasil terá financiamentos a partir de R$ 5 mil e juros de 1,17% a 1,95%/mês

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) divulgou detalhes do programa Reforma Casa Brasil,…

3 minutos ago

Vasco bate Fluminense, amplia invencibilidade e embala no Brasileirão

O Vasco segue atropelando adversários no Brasileirão, e desta vez, com um gosto especial. Jogando…

5 minutos ago

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Câmara dos Deputados,…

6 minutos ago

Whindersson Nunes desabafa depois de companhia aérea quebrar seu violão: ‘É só ter atenção’

O influenciador Whindersson Nunes usou as redes sociais, nesta segunda-feira, 20, para relatar que teve…

7 minutos ago

Canudo que detecta metanol: universidade brasileira desenvolve tecnologia

Pesquisadores do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da…

12 minutos ago

Combate ao déficit habitacional sempre foi bandeira do governo Lula, diz ministro Jader Filho

Por Gabriel de Sousa, Gabriel Hirabahasi, Cícero Cotrim e Mariana Gualter - 20/10/2025 16:42 O…

13 minutos ago

This website uses cookies.