Selic no fim de 2025 permanece em 14,75%, calcula Focus; 2026 segue em 12,50%


A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 continuou em 14,75% pela segunda semana consecutiva, indicando que os juros devem terminar o ano no nível atual. Na última quarta-feira, 7, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa em 0,5 ponto porcentual, de 14,25% para 14,75%.

Considerando apenas as 52 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, mais sensíveis a novidades, a mediana para o fim de 2025 também se manteve em 14,75% pela segunda semana seguida.

No comunicado da semana passada, o Copom abandonou o forward guidance e deixou as possibilidades em aberto para a sua próxima reunião, dos dias 17 e 18 de junho.

“Para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação”, afirmou o Comitê.

O colegiado ainda mudou a descrição do seu balanço de riscos para a inflação, que passou a ser simétrico. Também destacou que os juros precisam ficar em nível “significativamente contracionista por um período prolongado” – uma mudança em relação à comunicação anterior, que pregava a necessidade de uma Selic “mais contracionista”.

A ata da reunião será divulgada nesta terça-feira, 13.

A mediana para a Selic no fim de 2026 ficou estável em 12,50% pela 15ª semana consecutiva. Levando em conta apenas as 52 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, também continuou em 12,50%.

A estimativa intermediária para o fim de 2027 continuou em 10,50% pela 13ª semana seguida. A mediana para a Selic no fim de 2028 se manteve em 10,0% pela 20ª semana consecutiva.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

governistas ironizam ato de Bolsonaro na Paulista

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizaram nas redes sociais o ato…

6 minutos ago

O que você precisa saber sobre ‘Êta Mundo Bom!’ antes de ver ‘Êta Mundo Melhor!’

Com o fim de Garota do Momento, a Globo estreia nesta segunda-feira, 30, a novela…

7 minutos ago

Saiba quando o adolescente precisa de apoio para a saúde mental

A adolescência é uma etapa natural do desenvolvimento humano que envolve grandes transformações no corpo,…

11 minutos ago

Bia Haddad faz seu melhor jogo na grama, supera eslovaca e estreia com vitória em Wimbledon

Beatriz Haddad Maia estreou com uma boa vitória em Wimbledon. Nesta segunda-feira, mesmo dia em…

24 minutos ago

secretário admite usuários espalhados, mas diz que busca por tratamento subiu 47%

O secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, admitiu nesta segunda-feira, 30,…

39 minutos ago

Santos anuncia Caio Lacerda como o novo executivo de marketing e negócios do clube

No caminho para se reestruturar dentro e fora de campo, a diretoria do Santos anunciou,…

42 minutos ago

This website uses cookies.