Seis das 8 atividades do varejo crescem em março ante fevereiro, aponta IBGE


Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em março ante fevereiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,8%.

Houve avanços em Livros, jornais, revistas e papelaria (28,2%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,2%), Tecidos, vestuário e calçados (1,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Móveis e eletrodomésticos (-0,4%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,1%).

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve alta de 1,9% em março ante fevereiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou expansão de 1,7%, Material de construção subiu 0,6%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.

Comparação com março de 2024

Conforme o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em março de 2025 ante março de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma redução de 1%.

Houve perdas em Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,1%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,8%).

Na direção oposta, os avanços ocorreram em móveis e eletrodomésticos (3,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,1%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,4%).

No varejo ampliado – que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas caíram 1,2% em março de 2025 ante março do ano anterior.

O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 2,2%, Material de Construção teve alta de 5,2%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 3,6%.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Powell anuncia revisão do arcabouço da política monetária do Fed em Jackson Hole

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, anunciou mudanças no…

9 minutos ago

Fluminense anuncia chegada de Igor Rabello e terá defesa formada em Xerém: ‘Bem-vindo, General’

Setor mais enfraquecido do clube nos últimos jogos na visão dos torcedores, a defesa do…

11 minutos ago

Bolsas da Europa fecham na maioria em alta, impulsionadas por Powell e chance de corte do Fed

As bolsas da Europa fecharam na maioria em alta nesta sexta-feira, 22, com exceção de…

18 minutos ago

PCGO sequestra patrimônio de líder de facção criminosa; já são 20 imóveis bloqueados em 2025 – Policia Civil do Estado de Goiás

Após representação da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a…

25 minutos ago

Brasil pede à ONU mais verba para hospedar países em Belém

O governo brasileiro vai criar uma força-tarefa para ajudar diretamente na negociação de hospedagens para…

27 minutos ago

Vivo dá largada para a primeira operação comercial de 5.5G no Brasil

A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 22, a ativação do sinal de 5.5G (também chamado de…

28 minutos ago

This website uses cookies.