Papa Francisco entrega sua tradicional mensagem Urbi et Orbi de Natal à cidade e ao mundo da sacada principal da Basílica de São Pedro no Vaticano, em 25 de dezembro de 2022 - Imagem: REUTERS/Yara NardiO Papa Francisco pediu o fim da guerra na Ucrânia e outros conflitos em sua mensagem de Natal neste domingo, dizendo que o mundo está sofrendo de uma "fome de paz". As informações são da Reuters.

Ao entregar a bênção e a mensagem de seu pontificado do 10º Natal "Urbi et Orbi" (para a cidade e para o mundo), ele também exortou as pessoas a olharem além do "brilho superficial do feriado" e ajudarem os sem-teto, imigrantes, refugiados e os pobres em suas meio em busca de conforto, calor e comida.

O texto da publicação continua após a publicidade

"Vamos ver os rostos de todas aquelas crianças que, em todo o mundo, anseiam pela paz", disse ele, falando da varanda central da Basílica de São Pedro, o mesmo local de onde emergiu como papa pela primeira vez quando foi eleito, em 13 de março de 2013.

"Vamos ver também os rostos de nossos irmãos e irmãs ucranianos que vivem este Natal no escuro e no frio, longe de suas casas devido à devastação causada por dez meses de guerra", disse ele, falando a dezenas de milhares de pessoas.

Ele falou poucas horas depois que as sirenes de ataque aéreo soaram na Ucrânia e um dia depois de Kiev dizer que um ataque russo na cidade recém-libertada de Kherson matou pelo menos cinco pessoas e feriu outras 35 no sábado, no que o presidente Volodymyr Zelenskiy condenou como assassinato arbitrário por prazer.

"Que o Senhor nos inspire a oferecer gestos concretos de solidariedade para ajudar todos aqueles que sofrem, e que ele ilumine as mentes daqueles que têm o poder de silenciar o trovão das armas e pôr fim imediato a esta guerra sem sentido!" disse o Papa.

O conflito na Ucrânia, disse ele, não deve diminuir a preocupação com as pessoas cujas vidas foram devastadas por outros conflitos ou crises humanitárias, citando entre outros, Síria, Mianmar, Irã, Haiti e a região do Sahel na África.

"Nosso tempo está passando por uma grave fome de paz...", disse ele.

Francisco pediu a retomada do diálogo entre israelenses e palestinos na Terra Santa, o local do nascimento de Jesus.

Este ano houve os piores níveis de violência na Cisjordânia ocupada por Israel em mais de uma década, com pelo menos 150 palestinos e mais de 20 israelenses mortos.

Como muitos se sentam em torno de "uma mesa bem servida", grandes quantidades de comida são desperdiçadas diariamente e os recursos são gastos em armas, disse ele.

Ele voltou a condenar o uso de alimentos como arma de guerra, dizendo que a guerra na Ucrânia colocou milhões em risco de fome, mencionando o Afeganistão e os países do Chifre da África.



Fique bem informado, nos acompanhe em nossas redes sociais
Telegram
Instagram
Twitter
Facebook - Grupo
Facebook - FanPage
WhatsApp - Grupo