O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou neste sábado, 7, que a proteção das comunidades, a segurança energética e as parcerias futuras serão prioridade na cúpula de líderes do G7.
O encontro ocorrerá de 15 a 17 de junho em Kananaskis, na província canadense de Alberta, com o grupo dos sete (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e países convidados como Brasil, Índia e Ucrânia. Esta é a sétima vez que o Canadá assume a presidência do G7.
“No próximo G7, vou me concentrar em três prioridades: proteger nossas comunidades, construir segurança energética e garantir as parcerias do futuro”, disse Carney nas redes sociais. “Em tempos de incerteza, o Canadá liderará fortemente e unirá o G7 para enfrentar este momento”, afirmou.
Segundo o comunicado oficial, o Canadá buscará acordos e ações coordenadas “para proteger as comunidades e o mundo”, com o fortalecimento da paz e da segurança e o combate à interferência estrangeira e ao crime transnacional, além de melhora nas respostas conjuntas a desastres.
Para a segurança energética e aceleração da transição digital, o país defenderá o fortalecimento das cadeias de suprimento de minerais críticos e uso de inteligência artificial para impulsionar o crescimento econômico, afirmou a nota.
Além disso, a cúpula deve discutir questões como “a paz justa e duradoura para a Ucrânia e outras áreas de conflito ao redor do mundo”, de acordo com o comunicado. Os líderes também discutirão uma agenda de longo prazo que envolva países além do G7, “reconhecendo que nossa segurança e prosperidade de longo prazo dependerão da construção de coalizões com parceiros confiáveis e valores comuns”, disse a nota canadense.
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros trará uma energia voltada para organização, reflexão e amadurecimento,…
A expectativa do público em torno da participação do time brasileiro no Mundial de ginástica…
O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na…
Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…
Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…
This website uses cookies.