O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou neste sábado, 7, que a proteção das comunidades, a segurança energética e as parcerias futuras serão prioridade na cúpula de líderes do G7.
O encontro ocorrerá de 15 a 17 de junho em Kananaskis, na província canadense de Alberta, com o grupo dos sete (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e países convidados como Brasil, Índia e Ucrânia. Esta é a sétima vez que o Canadá assume a presidência do G7.
“No próximo G7, vou me concentrar em três prioridades: proteger nossas comunidades, construir segurança energética e garantir as parcerias do futuro”, disse Carney nas redes sociais. “Em tempos de incerteza, o Canadá liderará fortemente e unirá o G7 para enfrentar este momento”, afirmou.
Segundo o comunicado oficial, o Canadá buscará acordos e ações coordenadas “para proteger as comunidades e o mundo”, com o fortalecimento da paz e da segurança e o combate à interferência estrangeira e ao crime transnacional, além de melhora nas respostas conjuntas a desastres.
Para a segurança energética e aceleração da transição digital, o país defenderá o fortalecimento das cadeias de suprimento de minerais críticos e uso de inteligência artificial para impulsionar o crescimento econômico, afirmou a nota.
Além disso, a cúpula deve discutir questões como “a paz justa e duradoura para a Ucrânia e outras áreas de conflito ao redor do mundo”, de acordo com o comunicado. Os líderes também discutirão uma agenda de longo prazo que envolva países além do G7, “reconhecendo que nossa segurança e prosperidade de longo prazo dependerão da construção de coalizões com parceiros confiáveis e valores comuns”, disse a nota canadense.
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
This website uses cookies.