O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ameaçou neste domingo (8) mobilizar tropas da ativa do Corpo de Fuzileiros Navais caso a violência em Los Angeles continue. A declaração representa um novo sinal da postura agressiva da administração Trump diante dos protestos contra as operações de deportação em bairros latinos da cidade, que já duram três dias.
Em comunicado, a secretária assistente de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, acusou políticos da Califórnia e manifestantes de “defender criminosos alienígenas ilegais hediondos às custas da segurança dos americanos”. Segundo ela, “em vez de fazer motim, eles deveriam agradecer aos oficiais do ICE todos os dias que acordam e tornam nossas comunidades mais seguras”.
As tropas já presentes na cidade incluem integrantes da 79ª Equipe de Combate da Brigada de Infantaria da Guarda Nacional do Exército da Califórnia, conforme publicação oficial do Departamento de Defesa nas redes sociais. O envio de cerca de 300 membros da Guarda foi autorizado por Donald Trump sem o aval do governador da Califórnia, Gavin Newsom, nem da prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
A ação gerou forte reação de líderes democratas. O senador Bernie Sanders afirmou que a ordem de Trump reflete “um presidente movendo este país rapidamente para o autoritarismo” e “usurpando os poderes do Congresso dos Estados Unidos”.
A ex-vice-presidente Kamala Harris, residente em Los Angeles, criticou as prisões de imigrantes e a mobilização da Guarda, que, segundo ela, fazem parte de uma “agenda cruel e calculada para espalhar pânico e divisão”. Harris declarou apoio a quem está “se levantando para proteger os direitos e liberdades mais fundamentais”.
Por outro lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson, aliado de Trump, defendeu a decisão. “Gavin Newsom mostrou incapacidade ou relutância em fazer o que é necessário, então o presidente interveio”, disse Johnson. Fonte: Associated Press.
*Tradução assistida por IA e revisão da Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
Neste domingo, o movimento dos astros influenciará cada nativo de forma particular, estimulando ajustes internos,…
O favoritismo italiano superou o fator-casa brasileiro nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes de…
O primeiro dos três turnos da primeira fase da Champions League das Américas, a "Libertadores" do…
O povo rubro-negro quer o mundo de novo e terá a chance de reconquistá-lo. Neste…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de São Miguel do…
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em 13 de dezembro, é uma…
This website uses cookies.