O Sebrae Goiás lançou o “Estudo de Mercado de Adquirência”, que aborda um setor que somente no primeiro semestre de 2024 movimentou mais de R$ 4,1 trilhões em transações com cartões e é responsável por viabilizar pagamentos eletrônicos no comércio e nos serviços. O material reúne dados atualizados, análises e recomendações práticas voltadas especialmente para micro e pequenos empresários. A publicação é resultado de estudo realizado pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE) em parceria com a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE).
A publicação mostra como a digitalização dos meios de pagamento, impulsionada pelo uso crescente de cartões, Pix e carteiras digitais, tem transformado a forma como consumidores compram e empresas recebem. “Mais do que um retrato do mercado, o estudo traduz informações complexas em orientações acessíveis para empreendedores que desejam entender melhor as taxas, os serviços e as oportunidades de crescimento”, explica o gerente da UGE, Francisco Lima Júnior.
Com nove capítulos, o conteúdo aborda desde os conceitos básicos do setor e a evolução histórica dos pagamentos até temas atuais, tais como impacto do Pix, tendências globais e nacionais e atuação de fintechs que ampliaram a concorrência no mercado. A publicação dedica ainda um espaço especial às orientações práticas para pequenos negócios, com dicas sobre como escolher a melhor solução de pagamento, reduzir custos e aproveitar os dados de vendas para melhorar a gestão.
O levantamento visa ampliar o entendimento sobre o mercado de adquirência e viabilizar a elaboração futura de produtos (e-books, vídeos palestras, consultorias, oficinas, eventos, etc.) direcionados aos pequenos negócios e identificar como os empresários goianos utilizam e avaliam os meios de pagamento eletrônicos e adquirentes.
“O estudo foi pensado para apoiar diretamente quem empreende, voltado a empresas, instituições públicas e privadas que se interessam pelo tema adquirência e sociedade em geral. O objetivo é oferecer um material claro, atualizado e útil, que ajude os pequenos empresários a tomarem decisões mais estratégicas no dia a dia e a aproveitarem as oportunidades trazidas pela inovação no setor de pagamentos”, explica a analista da UGE Polyanna Marques Cardoso.
O relatório completo já está disponível em versão digital e pode ser acessado gratuitamente no site do Sebrae Goiás. A iniciativa integra as ações da instituição para apoiar os pequenos negócios goianos com informação de qualidade e soluções práticas para aumentar sua competitividade.
O estudo pode ser baixado no link a seguir: https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/biblioteca-digital/10469-ebook-relatorio-tecnico-mercado-de-adquirencia-panorama-setorial-e-visao-dos-empreendedores
A ASML Holding está investindo na Mistral AI, em um acordo que avalia a startup…
A UnitedHealth Group, gigante do setor de planos de saúde em dificuldades, divulgou um comunicado…
A Polícia Civil de Goiás, por meio Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo…
As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 9, sem que revisões em…
A tarde de terça-feira foi de grandes vitórias para as representantes brasileiras de simples no…
Os recentes acordos comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, provavelmente reduziram o risco de…
This website uses cookies.