O Sebrae Goiás lançou o “Estudo de Mercado de Adquirência”, que aborda um setor que somente no primeiro semestre de 2024 movimentou mais de R$ 4,1 trilhões em transações com cartões e é responsável por viabilizar pagamentos eletrônicos no comércio e nos serviços. O material reúne dados atualizados, análises e recomendações práticas voltadas especialmente para micro e pequenos empresários. A publicação é resultado de estudo realizado pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE) em parceria com a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa (AGPE).
A publicação mostra como a digitalização dos meios de pagamento, impulsionada pelo uso crescente de cartões, Pix e carteiras digitais, tem transformado a forma como consumidores compram e empresas recebem. “Mais do que um retrato do mercado, o estudo traduz informações complexas em orientações acessíveis para empreendedores que desejam entender melhor as taxas, os serviços e as oportunidades de crescimento”, explica o gerente da UGE, Francisco Lima Júnior.
Com nove capítulos, o conteúdo aborda desde os conceitos básicos do setor e a evolução histórica dos pagamentos até temas atuais, tais como impacto do Pix, tendências globais e nacionais e atuação de fintechs que ampliaram a concorrência no mercado. A publicação dedica ainda um espaço especial às orientações práticas para pequenos negócios, com dicas sobre como escolher a melhor solução de pagamento, reduzir custos e aproveitar os dados de vendas para melhorar a gestão.
O levantamento visa ampliar o entendimento sobre o mercado de adquirência e viabilizar a elaboração futura de produtos (e-books, vídeos palestras, consultorias, oficinas, eventos, etc.) direcionados aos pequenos negócios e identificar como os empresários goianos utilizam e avaliam os meios de pagamento eletrônicos e adquirentes.
“O estudo foi pensado para apoiar diretamente quem empreende, voltado a empresas, instituições públicas e privadas que se interessam pelo tema adquirência e sociedade em geral. O objetivo é oferecer um material claro, atualizado e útil, que ajude os pequenos empresários a tomarem decisões mais estratégicas no dia a dia e a aproveitarem as oportunidades trazidas pela inovação no setor de pagamentos”, explica a analista da UGE Polyanna Marques Cardoso.
O relatório completo já está disponível em versão digital e pode ser acessado gratuitamente no site do Sebrae Goiás. A iniciativa integra as ações da instituição para apoiar os pequenos negócios goianos com informação de qualidade e soluções práticas para aumentar sua competitividade.
O estudo pode ser baixado no link a seguir: https://lojavirtual.sebraego.com.br/loja/biblioteca-digital/10469-ebook-relatorio-tecnico-mercado-de-adquirencia-panorama-setorial-e-visao-dos-empreendedores
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas dos amistosos da seleção brasileira contra…
This website uses cookies.