Sebrae Goiás anuncia calendário de missões empresariais para 2026

Iniciativas fortalecem a competitividade e ampliam acesso a mercados nacionais e internacionais

3 Min de leitura

As missões empresariais promovidas pelo Sebrae Goiás têm se consolidado como instrumentos estratégicos de transformação e desenvolvimento dos pequenos negócios. Ao proporcionar vivências práticas em ecossistemas de inovação, feiras de referência e ambientes de negócios nacionais e internacionais, as missões permitem que empreendedores ampliem a rede de contatos, identifiquem fornecedores e clientes estratégicos, absorvam tendências e tragam para suas empresas soluções inovadoras e aplicáveis. Em 2025, foram realizadas 12 missões empresariais, distribuídas entre modalidades nacionais e internacionais, e para 2026 o Sebrae já prepara um calendário robusto e diversificado para os empreendedores.

Os destinos de 2025 contemplaram Rio de Janeiro, São Paulo, Bento Gonçalves, Florianópolis, Singapura, Dubai e China, abrangendo setores como construção civil, tecnologia e inovação, ESG, alimentação, varejo e áreas multissetoriais. Muitos empresários retornaram dessas experiências com novos contratos, parcerias comerciais e acesso a fornecedores internacionais, refletindo diretamente em crescimento, inovação e sustentabilidade empresarial.

Para 2026 serão realizadas visitas às principais feiras de referência mundial e aos mais relevantes eventos nacionais. Entre os setores priorizados estão energia solar, calçados, indústria têxtil, alimentação, turismo, inovação, tecnologia e transformação digital, áreas que refletem tendências de mercado e o potencial competitivo das micro e pequenas empresas goianas.

Para os interessados em participar é fundamental acompanhar as atualizações disponíveis no portal do Sebrae Goiás (https://www.sebraego.com.br/missoes-empresariais/), onde serão divulgadas todas as informações referentes ao calendário de 2026, bem como os critérios de participação, prazos de inscrição e procedimentos de seleção. Após a realização da inscrição, o candidato deverá aguardar os prazos de análise e a publicação da aprovação, conforme os critérios técnicos estabelecidos pelos editais de chamada pública.

Essas missões integram o projeto de Acesso a Mercado, que tem como propósito proporcionar experiências práticas de imersão empresarial, conduzindo grupos de empreendedores com perfis e objetivos convergentes para eventos e países de referência em inovação, comercialização e gestão. As missões empresariais são alinhadas à estratégia de ampliação da competitividade dos pequenos negócios goianos.

“As missões técnicas são oportunidades únicas de imersão em ecossistemas inovadores, permitindo que os empreendedores tragam soluções aplicáveis para seus negócios e ampliem sua visão de mercado”, afirma Lorena Póvoa, analista de Acesso a Mercado da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional (UADR) do Sebrae Goiás.

Os participantes podem contar com subsídio de até 50% do valor total da missão, abrangendo todos os itens do pacote de participação. Há ainda modalidades específicas com subsídio integral voltadas à parte técnica, com cobertura de ingressos, traslados e visitas técnicas.

Compartilhar