O Sebrae Goiás estará presente na COP30, em Belém do Pará. Com início previsto para o próximo dia 10/11, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, representará a instituição em painel oficial no dia 18/11 na Green Zone. O painel discutirá iniciativas de enfrentamento às mudanças climáticas com técnicas sustentáveis.
Na oportunidade, o diretor superintendente, que preside o Polo de Referência em Agronegócio do Sebrae (Polo Sebrae Agro), apresentará o projeto que mobilizou sete estados contemplando os seis biomas brasileiros e diversos profissionais e parceiros para desenvolvimento de uma solução capaz de informar, gerenciar e orientar a mitigação as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em propriedades rurais de modo acessível e contemplando a realidade da diversidade produtiva desses estabelecimentos.
A iniciativa foi desenvolvida em todo país, com o Sebrae Goiás liderando essa rede nacional por meio do Polo Sebrae Agro. Com o levantamento de dados no Brasil, foi desenvolvida uma ferramenta aplicável a várias cadeias produtivas.
“A capilaridade e a natureza colaborativa do Sistema Sebrae permitem que a solução fortaleça a atuação conjunta de instituições, governos e empresas. Ela gera resultados práticos e abre caminho para discussões mais sofisticadas e inclusivas voltadas aos pequenos negócios”, afirma o diretor superintendente Antônio Carlos.
De acordo com o coordenador Polo, Douglas Paranahyba de Abreu, o trabalho focou sempre em pequenos produtores rurais e contou com a parceria de empresas âncoras, na forma de associações, cooperativas e empresas que têm na sua cadeia de fornecimento pequenos produtores rurais.
A solução traz para o universo dos pequenos negócios rurais uma discussão que parecia estar distante: a necessidade de fazer gestão da sustentabilidade na propriedade, mostrando que isso é possível. Ela treina técnicos para uso da ferramenta a partir de um conceito que foi chamado de “Boas Práticas de Mensuração”, orienta produtores rurais sobre quais informações devem ser registradas na atividade para que a mensuração seja possível e levanta técnicas sustentáveis para incorporação de planos de mitigação específicos por tipo de atividade rural.
O coordenador Douglas também participará do COP30 na primeira semana dentro da programação oficial no estande do Sebrae na Agri Zone. Ele estará no local para apresentar a solução para os visitantes de diversos países que tenham interesse em conhecer mais sobre o trabalho institucional do Sebrae e entidades parceiras, com foco na sustentabilidade da atividade rural de pequena escala. “Vamos demonstrar o resultado do que já fizemos, inclusive com potencial de absorver investimentos internacionais para projetos com interesse em sustentabilidade nos Biomas Brasileiros”, afirma. O espaço do Sebrae será uma estrutura montada na sede da Embrapa Amazônia Oriental, que, juntamente com a Green Zone e a Blue Zone, irá compor a agenda oficial da COP30.
Em outra frente, antecipando-se à conferência internacional, no dia 14/10 o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, em nome da Diretoria Executiva, entregou em mãos ao diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o livreto “Contribuições do Polo Sebrae Agro para a COP30”. O Sebrae Nacional, inclusive, solicitou sua tradução para o inglês para ser disponibilizado aos visitantes conferência, em uma oportunidade de divulgá-la a diversos países do mundo. “É uma publicação que demonstra a capacidade do Sistema Sebrae de absorver demandas com o tema sustentabilidade. Inclusive abrindo oportunidades para instituições internacionais que tenham interesse de investir em projetos de sustentabilidade no Brasil tendo o Sebrae como um grande parceiro para efetivar esse tipo de ação”, afirma Douglas.









