Categories: Últimas Notícias

se eleição de 2026 fosse hoje, Tarcísio se reelegeria governador de SP


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 10, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reelegeria se a eleição de 2026 fosse hoje. O atual chefe do Executivo estadual derrotaria todos os potenciais adversários no segundo turno e também aparece na frente nos cenários de primeiro turno apontados pelo levantamento.

Numa disputa em que o vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) fosse candidato, Tarcísio tem 41% das intenções de voto contra 25% do pessebista. Na amostra, o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar com 15%. Em seguida, estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6% e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), com 4%. 9% votariam em branco e 1% não sabem.

Num segundo cenário, em que o ministro do Empreendedorismo e ex-governador Márcio França (PSB) concorresse, Tarcísio chega a 47%. França ficaria em terceiro com 11%, atrás de Marçal, que teria 16%. Padilha e Salles surgem com 6% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 14% e 2% não sabem.

Apesar de dizer que concorrerá à reeleição, o atual governador é cotado como candidato à Presidência da República no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse caso, Alckmin ficaria em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Marçal assumiria o segundo lugar com 20% e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ficaria em terceiro com 12%. Na sequência, pontuariam o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (5%), Padilha (5%) e Salles (4%).

Num cenário sem Tarcísio e sem Alckmin, Marçal assume a dianteira com 21% e Nunes teria 15%. Márcio França surge em terceiro com 11% e Padilha teria 7%. O secretário de Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), Manga e Salles empatariam todos com 5%. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), aparece com 1%.

Segundo turno

Tarcísio derrotaria tanto Alckmin quanto o ministro Márcio França no segundo turno. O atual governador teria 53% contra 39% do vice-presidente e 62% ante 24% do ministro. Contra Padilha, a distância é ainda maior: 64% a 20%.

Entre os candidatos, Pablo Marçal é o mais rejeitado com 45%. Na sequência aparecem: Kassab (31%), Alckmin (30%), Nunes (22%), Tarcísio (21%), Padilha (20%), França (19%), Salles (19%), Manga (18%), Derrite (17%) e Prado (16%).

Na pesquisa espontânea, 16% citam Tarcísio e 5% mencionam o termo “atual governador”. Em seguida, surgem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ambos com 2%. Alckmin, Marçal e Nunes pontuam 1%, assim como o termo “candidato do PT”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

4 orações para o Dia de Santa Maria

Em 01 de janeiro é comemorado o Dia de Santa Maria. Por ser um momento…

26 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 01/01/2026

O primeiro dia do ano trará uma energia favorável para retomar conversas, reorganizar ideias e…

7 horas ago

7 sobremesas com uva para atrair prosperidade e paz no Ano-Novo

Na transição para o novo ano, as uvas sempre ganham destaque nas mesas de celebração,…

13 horas ago

Vai alugar um imóvel por temporada? Saiba como agir em casos de danos morais

Durante o final de ano, é comum o aumento de locação de imóvel por temporada.…

14 horas ago

Supercopa Rei será decidida em Brasília em 1º de fevereiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta quarta-feira (31), via rede social, que a…

14 horas ago

Previsões de Janeiro de 2026 para Capricórnio: amor, trabalho e finanças

Na primeira quinzena de janeiro, uma energia intensa e dinâmica estará presente, trazendo motivação e…

15 horas ago

This website uses cookies.