Categories: Últimas Notícias

se eleição de 2026 fosse hoje, Tarcísio se reelegeria governador de SP


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 10, mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reelegeria se a eleição de 2026 fosse hoje. O atual chefe do Executivo estadual derrotaria todos os potenciais adversários no segundo turno e também aparece na frente nos cenários de primeiro turno apontados pelo levantamento.

Numa disputa em que o vice-presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) fosse candidato, Tarcísio tem 41% das intenções de voto contra 25% do pessebista. Na amostra, o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar com 15%. Em seguida, estão o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6% e o deputado federal Ricardo Salles (Novo), com 4%. 9% votariam em branco e 1% não sabem.

Num segundo cenário, em que o ministro do Empreendedorismo e ex-governador Márcio França (PSB) concorresse, Tarcísio chega a 47%. França ficaria em terceiro com 11%, atrás de Marçal, que teria 16%. Padilha e Salles surgem com 6% e 4%, respectivamente. Brancos e nulos somam 14% e 2% não sabem.

Apesar de dizer que concorrerá à reeleição, o atual governador é cotado como candidato à Presidência da República no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesse caso, Alckmin ficaria em primeiro lugar, com 29% das intenções de voto. Marçal assumiria o segundo lugar com 20% e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ficaria em terceiro com 12%. Na sequência, pontuariam o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (5%), Padilha (5%) e Salles (4%).

Num cenário sem Tarcísio e sem Alckmin, Marçal assume a dianteira com 21% e Nunes teria 15%. Márcio França surge em terceiro com 11% e Padilha teria 7%. O secretário de Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), Manga e Salles empatariam todos com 5%. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), aparece com 1%.

Segundo turno

Tarcísio derrotaria tanto Alckmin quanto o ministro Márcio França no segundo turno. O atual governador teria 53% contra 39% do vice-presidente e 62% ante 24% do ministro. Contra Padilha, a distância é ainda maior: 64% a 20%.

Entre os candidatos, Pablo Marçal é o mais rejeitado com 45%. Na sequência aparecem: Kassab (31%), Alckmin (30%), Nunes (22%), Tarcísio (21%), Padilha (20%), França (19%), Salles (19%), Manga (18%), Derrite (17%) e Prado (16%).

Na pesquisa espontânea, 16% citam Tarcísio e 5% mencionam o termo “atual governador”. Em seguida, surgem o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ambos com 2%. Alckmin, Marçal e Nunes pontuam 1%, assim como o termo “candidato do PT”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/08/2025

Esta segunda-feira terá o poderá revelar forças internas, ajudando a enxergar com mais clareza quais…

4 horas ago

Crespo exalta coragem do São Paulo após batalha na Libertadores e pede calma com Lucas Moura

Hernán Crespo apareceu bem mais leve para a entrevista coletiva após o São Paulo fazer…

5 horas ago

Cuiabá vacila, empata com Atlético-GO e perde chance de encostar na zona de acesso da Série B

Sonhando em retornar à Série A no ano seguinte ao rebaixamento, o Cuiabá recebeu o…

6 horas ago

Djokovic inicia caminhada para figurar entre maiores campeões do US Open com tranquila vitória

Novak Djokovic iniciou da melhor maneira possível sua busca para entrar no seleto grupo com…

6 horas ago

Cadillac define dupla de pilotos para 2026 na Fórmula 1 e Drugovich fica de fora

Em vias de entrar para o grupo de construtores na Fórmula 1, a Cadillac começa…

7 horas ago

This website uses cookies.