Se BC tivesse arrogância de mudar preço do câmbio, reservas seriam insuficientes, diz diretor


O diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, avaliou nesta quinta-feira, 9, que as reservas cambiais que o País possui hoje só seriam insuficientes se o BC tivesse a arrogância de alterar a cotação do dólar, o que não é o caso. “As reservas são como o nome diz: reservas para casos de necessidade”, disse David. “Então acredito que ela está em um nível bastante razoável, especialmente à luz do câmbio flutuante. Se o Banco Central tivesse a arrogância de querer alterar o preço do câmbio aí essas reservas não seriam nem suficientes”, reforçou ele, acrescentando que o atual nível das reservas não é algo que tira seu sono.

As declarações foram feitas durante participação do diretor do BC em evento da Câmara Espanhola, em São Paulo, que contou com a mediação do economista para área de Política Monetária do Santander, Marco Antonio Caruso.

Durante a fala, o diretor do BC mencionou ainda que as reservas cambiais do País valorizaram 10% no ano passado, atingindo US$ 350 bilhões em reservas físicas. “É bastante relevante, elas cresceram por rentabilidade. A gente não comprou o dólar”, disse.

Em relação às atividades que o BC pode atuar ativamente, Nilton mencionou que o ideal é atuar apenas nos mercados de derivativos que é onde, segundo ele, 90% das operações com o real acontecem.

“Para você comprar em real tem que estar baseado no Brasil, então é bem menos fluido que o derivativo”, detalhou ele, acrescentando que o BC tem essa capacidade de atuar no mercado de derivativos.

O diretor ponderou, ainda, que, de qualquer forma, o BC precisa estar preparado para quaisquer situações mais voláteis do câmbio, a exemplo do que aconteceu no final do ano passado. “Quando há disfuncionalidade, são momentos excepcionais, mas não é por isso que não estaremos prontos”, destacou ele. “O Banco Central claramente tem planos de contingência para várias coisas, inclusive para coisas parecidas com o que aconteceu no passado. Não é, em hipótese alguma, o meu sinal esperado, mas isso não significa que a gente não está preparado”, emendou.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Atlético-MG confirma sucesso em cirurgia e Lyanco amplia lista de desfalques de Sampaoli

O zagueiro Lyanco foi submetido a uma cirurgia para correção de ruptura no tendão de…

59 segundos ago

‘Maior susto da minha vida’, diz Mileide Mihaile sobre retirada de tumor do filho

Mileide Mihaile relembrou o momento de tensão vivido durante a cirurgia de Yudhy Lima, seu…

3 minutos ago

BNDES aprova R$ 250 mi para Suzano restaurar 24 mil hectares de áreas degradadas em 6 Estados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira, 10, ter aprovado…

18 minutos ago

Marina Silva defende que empresas de petróleo foquem na produção de energia com fontes limpas

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou nesta sexta-feira, 10, ser necessário sair da…

19 minutos ago

Ingrid Guimarães revela que já demitiu equipe inteira por machismo

A atriz Ingrid Guimarães desabafou sobre um episódio de misoginia que ocorreu recentemente em um…

23 minutos ago

Funcionário morre prensado por tronco de árvore durante poda na Grande SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 10/10/2025 13:56 Um funcionário de uma empresa…

26 minutos ago

This website uses cookies.