GOIAS

Saúde Estadual promove mutirão de prevenção ao câncer de intestino

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, a partir desta segunda-feira, 17, um mutirão para a prevenção do câncer de intestino, na cidade de Goiás. A ação vai até sábado, 22, e faz parte da campanha Março Azul, dedicada ao combate doença, considerada silenciosa e que exige atenção. Com diagnóstico precoce, as chances de cura podem alcançar até 90%. O mutirão contará com a realização de 600 exames de colonoscopia na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade de Goiás (SMS), Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (SOBED) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). Todos os anos, essas sociedades escolhem uma cidade brasileira para ser o foco da campanha.

“Estamos há pouco mais de um mês mobilizando os moradores que se encontram no grupo de risco. Inicialmente, distribuímos potes coletores para o FIT Test, que detecta a presença de sangue oculto nas fezes, um possível indício de câncer intestinal”, explica a superintendente de Regionalização da SES, Érika Lopes. Os moradores, homens e mulheres com idades entre 45 e 70 anos que receberam os materiais, ainda podem realizar os testes gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Estadual. Caso o resultado do FIT Test seja positivo, o exame de colonoscopia será realizado na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, ainda neste mês.

“Alertamos aos moradores do grupo de risco que realizem o teste de sangue oculto nas fezes e, se necessário, aproveitem o exame oferecido na campanha”, enfatizou o coordenador da Campanha de Câncer Intestinal em Goiás, Hélio Moreira Júnior. A colonoscopia é um exame que permite ao médico visualizar o interior do intestino grosso, ajudando na identificação de problemas como pequenas lesões que podem evoluir para câncer. Se necessário, essas lesões podem ser removidas durante o próprio procedimento.

Câncer intestinal
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer intestinal é o terceiro tipo mais fatal no Brasil, afetando anualmente mais de 45,6 mil pessoas. A doença atinge principalmente indivíduos com 45 anos ou mais e aqueles com histórico familiar. Os fatores de risco incluem histórico pessoal ou familiar de pólipos ou câncer intestinal; doenças inflamatórias intestinais; e diabetes tipo 2. Os fatores evitáveis como obesidade, sedentarismo, tabagismo e alcoolismo também são relevantes, assim como uma dieta inadequada.

É fundamental estar atento aos principais sinais: presença de sangue nas fezes; dor ou cólica abdominal frequente por mais de 30 dias; mudanças no ritmo intestinal (como diarreia ou constipação); emagrecimento rápido sem explicação; anemia; cansaço e fraqueza. Manter uma rotina ativa e uma alimentação rica em fibras, além da redução do consumo alcoólico e não fumar, diminuem as chances de desenvolver a doença. Consultas regulares anuais também são importantes para reduzir ainda mais os riscos.

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Dener Rafael

Recent Posts

Investidores sociais e especialistas discutem filantropia negra em evento no Rio

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que atua no fortalecimento da filantropia no…

8 minutos ago

Torcedor do Liverpool acusado de racismo contra Semenyo é impedido de ir a estádios ingleses

O futebol inglês quer dar exemplo ao planeta no combate ao racismo, com tolerância zero…

11 minutos ago

Saladas mornas e ricas em proteínas: 5 opções para o almoço

Nem sempre é necessário investir longas horas para garantir uma refeição nutritiva e saborosa. Muitas…

40 minutos ago

Passageiros relatam atrasos em voos no Aeroporto de Florianópolis

Passageiros que estão no Aeroporto de Florianópolis, em Santa Catarina, relatam voos atrasados em razão…

45 minutos ago

‘Ele é argentino e canhoto’

A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona ganhou novo capítulo na apresentação do jovem argentino…

58 minutos ago

Palmeirense Flaco López é convocado pela 1ª vez na Argentina e pode jogar com o ídolo Messi

O técnico Lionel Scaloni divulgou nesta segunda-feira uma pré-lista de 31 convocados para as duas…

1 hora ago

This website uses cookies.