Categories: GOIASSaúde

Saúde e Segurança inovam com identificação neonatal em sala de parto


Treinamento de profissionais de saúde pelos técnicos da Polícia Civil já começou. Coleta dos dados biométricos de mães e bebês será feita no momento do parto e na alta médica

SES-GO é parceira do projeto, que começará inicialmente nas maternidades de baixo risco ou risco habitual

O projeto de Identificação Neonatal do Governo de Goiás está em fase de treinamento de profissionais no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia e visa conferir segurança a mamães e bebês recém-nascidos contra troca e raptos, ao atestar imediatamente a identidade da criança e o vínculo com sua mãe. Enfermeiros da unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) estão recebendo treinamento teórico e prático para implantação do projeto.

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (21/03), o delegado geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga, e o secretário estadual da Saúde Rasível Santos, explicaram que a coleta da identificação biométrica das digitais vai gerar tanto segurança como cidadania. “Goiás tem histórico de raptos e trocas de bebês. Isso vai acabar”, disse. Os dados vão ainda facilitar acesso às políticas sociais, conforme o delegado.

A Secretaria de Estado da Saúde é parceira do projeto, que começará inicialmente nas maternidades de baixo risco ou risco habitual. Equipes de enfermeiros obstétricos estão sendo treinados a operar o equipamento de coleta que é especial, fornecido a apenas sete países no mundo; capaz de coletar digitais na pele ultrassensível dos bebês, inclusive prematuros. “Essa fase de treinamento é importante para ajustarmos os fluxos, observar as nuances de todo processo, para depois expandir para as demais maternidades estaduais”, esclarece o titular da Saúde.

Registro
O projeto está em testes desde 2019, com 120 crianças e suas mães, já identificadas, com dados lançados no sistema da Polícia Civil. A ideia é expandir o projeto após a fase de treinamento, que começou agora, e até o final do ano ampliar para as demais maternidades públicas estaduais.

“No primeiro momento, nós estamos com o projeto piloto, em Goiânia. Os nossos servidores estão passando por um processo de capacitação com o equipamento. São diversas etapas desse treinamento, lembrando que nosso Núcleo de Segurança do Paciente é o responsável por acompanhar a implantação, visando ainda a segurança clínica da parturiente e do bebê, nesse momento delicado que é o parto”, esclarece Rasível Santos.

Para a SES-GO essa é grande inovação trazer a identificação biométrica dos recém-nascidos na sala de parto e as equipes multiprofissionais estão empenhadas em acompanhar o processo, observar detalhes e traçar protocolos. O subsecretário de Atenção à Saúde da SES-GO, Luciano Moura, o gerente de Ações Estratégicas da SES, Guilherme Conde e o gestor do Núcleo Estadual de Estratégica de Segurança do Paciente da SES-GO, Adriano Sullivan, também participaram da coletiva, juntamente com o superintendente de identificação Humana da PC-GO, Webert Leonardo.

Foto: Iron Braz
Comunicação Setorial da SES-GO

Dener Rafael

Recent Posts

Casa onde Hungria fez show é interditada; rapper está internado com suspeita de intoxicação

O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…

8 minutos ago

Filho de Zidane segue tendência de repatriação e vai defender Argélia em Eliminatórias da Copa

O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…

11 minutos ago

São Paulo joga bem com um a menos, vence o Fortaleza e respira antes de encarar o Palmeiras

O São Paulo colocou fim ao seu pior momento na temporada, ao vencer o Fortaleza…

21 minutos ago

Moraes solicita à PGR manifestação sobre pedido de prisão de Eduardo Bolsonaro

O ministro e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou que a…

22 minutos ago

Vitória se reabilita em estreia de Jair Ventura no Barradão, bate Ceará e se aproxima do Santos

Depois de três derrotas seguidas, o Vitória se reencontrou com o resultado positivo e ganhou…

32 minutos ago

Celso Sabino diz que União não vai separá-lo do povo e declara apoio a Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, no que deve ser o último ato à frente…

33 minutos ago

This website uses cookies.