Categories: BRASIL

SARAMPO: Porto Alegre (RS) confirma primeiro caso da doença desde 2020

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, confirmou o primeiro caso de sarampo desde 2020. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, a pessoa não tinha comprovação vacinal e voltou dos Estados Unidos no final de março. 

O Brasil é um país livre do sarampo desde o final de 2024. Mas essa certificação está em risco pelo aumento do número de casos da doença nas Américas e no restante do mundo. 

O problema é que o sarampo é altamente contagioso. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

Para evitar a reintrodução do vírus no país, a melhor estratégia é a imunização. A vacina que protege do sarampo é a tríplice viral

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explica que a vacinação é a principal forma de evitar que doenças comuns no passado voltem a se espalhar pelo Brasil. “Hoje a gente tem uma certificação do sarampo no nosso país e ter o país certificado contra o sarampo, como área livre do sarampo, é um grande desafio porque agora a gente precisa manter essa certificação.”

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. A vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola e é oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 12 meses a quatro anos de idade. A primeira dose é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15. Os adolescentes e adultos até 59 anos com esquema vacinal incompleto também podem se imunizar. 

A técnica em Enfermagem, Edir Mathioni, de 60 anos, aplica vacinas há duas décadas na Unidade de Estratégia de Saúde da Família do município gaúcho de Três de Maio. Ela fala da importância da vacinação: “Devido a todos esses transtornos, defendo a vacinação, trabalho com vacina há mais de 20 anos, sou técnica de enfermagem. Sarampo é uma doença viral que pode deixar pessoas com problemas de saúde. Por isso, a vacinação é muito importante para todos.”

Em 2024, o Brasil ampliou a cobertura da tríplice viral e superou a meta de vacinar 95% do público-alvo para a primeira dose. A cobertura para a segunda dose foi de quase 80%. Em 2022, os índices eram de cerca de 80% para a primeira dose e quase 58% para a segunda.

Participe da mobilização nacional pela vacinação contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto e garanta imunização contra essas doenças. 

Sintomas: Sarampo

  • Manchas vermelhas (exantema) no corpo;
  • Febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: Tosse seca, Irritação nos olhos (conjuntivite), Nariz escorrendo ou entupido; e Mal-estar intenso.

Sintomas: Caxumba

  • Aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas;
  • Em menores de 5 anos de idade, são comuns sintomas das vias respiratórias e perda neurosensorial da audição.

Sintomas: Rubéola

  • Febre baixa; aumento dos gânglios linfáticos atrás das orelhas, nuca e pescoço;
  • Manchas na pele (Exantema máculo-papular).

Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.

Brasil 61

Recent Posts

STJ atende União e anula liberação das atividades da Refit

O ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendeu ao pedido da…

51 segundos ago

Minuto de silêncio a vítimas de operação no Rio vira bate-boca entre vereadores de SP

A proposta de um minuto de silêncio para vítimas da operação policial no Rio virou…

4 minutos ago

Treino noturno: 4 combinações de alimentos que dão energia e ajudam a dormir bem

Treinar à noite é uma escolha cada vez mais comum para quem tem uma rotina…

8 minutos ago

Presidente do Fed diz que pode estar na hora de pausar ciclo de flexibilização monetária

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou que há…

18 minutos ago

Câmara aprova recondução de Daiane Lira no CNJ e Edvaldo Nilo no CNMP

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, a recondução da advogada da União, Daiane…

21 minutos ago

Juliano Cazarré fala sobre estado de saúde de filha com doença rara

O ator Juliano Cazarré atualizou o estado de saúde da filha Maria Guilhermina, diagnosticada com…

22 minutos ago

This website uses cookies.