Categories: BRASIL

SARAMPO: novos casos da doença no Sudeste alertam para importância da vacinação

Novos casos de sarampo no Sudeste alertam para importância da vacinação contra a doença. O estado de São Paulo confirmou mais um registro, após duas crianças terem sido diagnosticadas em São João de Meriti, na baixada fluminense, em março. O Ministério da Saúde enviou um milhão de doses extras para a vacinação de bloqueio do sarampo no Rio de Janeiro no começo de abril. A ação vai distribuir quatrocentas mil doses extras da vacina tríplice viral para bloqueio do sarampo entre a população de 6 meses a 59 anos de idade residente de nove cidades.

Os municípios prioritários para essa imunização de bloqueio são Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. 

A secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Claudia Mello, relata o trabalho conjunto feito para evitar a disseminação do sarampo. “A gente está com uma força tarefa muito grande, de busca ativa inclusive. É vacina no braço, a gente melhorar cada vez mais. Acima de tudo, a gente tem um Brasil, nesse momento, montado com equipes de município, de estado e Ministério da Saúde, muito fortalecidas e integradas com essa dinâmica.” 

A proteção contra o sarampo vem da vacina tríplice viral. A dose também protege contra caxumba e rubéola e é oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 12 meses a quatro anos de idade. A primeira dose é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15. Os adolescentes e adultos até 59 anos com esquema vacinal incompleto também podem se imunizar. 

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explica que a vacinação é a principal forma de evitar que doenças comuns no passado voltem a se espalhar pelo Brasil. “Hoje a gente tem uma certificação do sarampo no nosso país e ter o país certificado contra o sarampo, como área livre do sarampo, é um grande desafio porque agora a gente precisa manter essa certificação.”

Em 2024, o Brasil ampliou a cobertura da tríplice viral e superou a meta de vacinar 95% do público-alvo para a primeira dose. A cobertura para a segunda dose foi de quase 80%. Em 2022, os índices eram de cerca de 80% para a primeira dose e quase 58% para a segunda.

Participe da mobilização nacional pela vacinação contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto e garanta imunização contra essas doenças. 

Sintomas: Sarampo

  • Manchas vermelhas (exantema) no corpo;
  • Febre alta (acima de 38,5°) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: Tosse seca, Irritação nos olhos (conjuntivite), Nariz escorrendo ou entupido; e Mal-estar intenso.

Sintomas: Caxumba

  • Aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas;
  • Em menores de 5 anos de idade, são comuns sintomas das vias respiratórias e perda neurosensorial da audição.

Sintomas: Rubéola

  • Febre baixa; aumento dos gânglios linfáticos atrás das orelhas, nuca e pescoço;
  • Manchas na pele (Exantema máculo-papular).

Para mais informações, acesse www.gov.br/vacinacao.

Brasil 61

Recent Posts

EPR arremata concessão do lote 4 de rodovias do Paraná e amplia presença no Estado

O Consórcio Infraestrutura PR, formado pela EPR e um fundo de investimento da Perfin, arrematou…

7 minutos ago

Confira a oração dos 21 dias do Arcanjo Miguel

A oração dos 21 dias do Arcanjo Miguel tem ganhado destaque entre pessoas que buscam…

12 minutos ago

Problema de saúde no feriadão? Saiba como funcionam os hospitais e demais unidades – Portal Goiás

Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) manterá o Pronto-Socorro funcionando normalmente durante…

14 minutos ago

Senado aprova projeto que enquadra misoginia como crime de discriminação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, projeto de…

17 minutos ago

Não foram identificadas contas de escravizados sacadas por escravizadores, afirma Caixa

A Caixa informou que seu acervo não identificou, até o momento, nenhuma conta de escravizado…

18 minutos ago

Morte de Ace Frehley, fundador do Kiss, será investigada

A morte de Ace Frehley, guitarrista e membro fundador do Kiss, será investigada mais a…

22 minutos ago

This website uses cookies.