São Paulo inicia vacinação contra gripe em estações e terminais nesta segunda


A prefeitura da capital paulista inicia nesta segunda-feira, 9, uma campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza) nas estações de transporte público da cidade, além do Shopping Butantã. O imunizante está disponível para toda a população, a partir dos 6 meses de idade, desde 19 de maio, nos postos de vacinação do município.

A ação acontece até o dia 27 de junho, de segunda a sexta-feira, com exceção do feriado de Corpus Christi, nos dias 19 e 20 de junho. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é aumentar o número de vacinados, levando o imunizante a locais de grande circulação de pessoas.

A população poderá se vacinar nas seguintes estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) e terminais:

– Estação Luz – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Engenheiro Goulart – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação São Miguel – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Itaim Paulista – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Corinthians-Itaquera – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Perus – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Pirituba – CPTM: das 8h30 às 17h;

– Estação Pinheiros – Linha 9-Esmeralda ViaMobilidade: das 8h30 às 17h;

– Estação Vila Prudente – Metrô: das 9h às 16h (não haverá vacinação nos dias 11 e 12 de junho);

– Terminal Rodoviário do Tietê: das 9h às 16h;

– Terminal de Ônibus Sacomã: das 8h às 16h;

– Terminal de Ônibus Cachoeirinha: das 9h às 16h;

– Terminal de Ônibus Dom Pedro II: das 9h às 17h;

– Terminal de Ônibus Cidade Tiradentes: das 8h30 às 17h (a vacinação se encerra no dia 16 de junho).

A imunização também acontece no Shopping Butantã, das 10h às 17h (com início em 11 de junho), e continuará normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, há vacinação nas assistências médicas ambulatoriais (AMAs)/UBSs integradas, no mesmo horário.

A vacina está disponível para os públicos prioritários no município desde o dia 28 de março. Até a última segunda-feira, 3, cerca de 1,9 milhões de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas. Entre o público prioritário (idosos, crianças menores de 6 anos e gestantes), a cobertura vacinal geral está em 37,3%, segundo dados da SMS.

Entre os idosos, 39% foram vacinados. A taxa cai para 33,4% entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e para 30,8% entre gestantes. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população prioritária – na capital paulista, isso corresponde a 2,9 milhões de pessoas.

Vacinação em baixa e síndromes respiratórias em alta

Segundo o infectologista Rodrigo Lins, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), os números da cobertura vacinal no município e no Estado de São Paulo estão muito abaixo do esperado. “A (vacina contra) influenza costuma ter de 60 a 70% de cobertura”, diz.

A baixa adesão à vacina preocupa especialistas, especialmente diante do aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A e pelo vírus sincicial respiratório (VSR) no Brasil. Segundo o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, 15 das 27 capitais brasileiras estão com níveis de SRAG classificados como alarmantes, de risco ou alto risco, com tendência de crescimento a longo prazo. São Paulo, por exemplo, integra a lista.

Em todo o País, de acordo com o levantamento da fundação, já foram notificados quase 84 mil casos em 2025. Destes, quase metade apresentou resultado positivo para algum vírus respiratório. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os positivos foi de 38,9% de influenza A, 0,9% de influenza B, 47,3% de VSR, 15,9% de rinovírus e 1,7% de covid-19.

Além disso, o número de óbitos é motivo de alerta: 73,4% das mortes por síndrome respiratória grave nesse período são associadas ao vírus influenza A, 12,8% ao VSR, 10,4% ao rinovírus, 5,1% à covid-19 e 1,3% ao influenza B.

Segundo especialistas consultados pelo Estadão, embora o aumento de SRAG seja esperado nesta época do ano, os números estão ultrapassando as expectativas. “Temos visto um aumento muito importante no número de casos de influenza em todo o País, e é a primeira vez (desde a pandemia) que a gente tem a influenza passando a covid-19 em número de óbitos e internações”, alerta Juarez Cunha, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe pode prevenir de 60% a 70% dos casos graves e mortes causados pelo influenza. Estudos também indicam que ela contribui para reduzir o risco de enfarte, acidente vascular cerebral (AVC) e outras complicações cardiovasculares, como explicamos aqui.

Idosos, crianças pequenas e gestantes são os mais vulneráveis aos prejuízos provocados pelo vírus, por isso se enquadram como público prioritário. De acordo com a Fiocruz, entre idosos predominam os óbitos por influenza A. Já entre as crianças, o maior número de casos graves e mortes está associado ao rinovírus, mas também ao influenza A.

Além disso, a médica Gisela Gosuen, consultora da SBI, lembra que a importância da vacinação vai além da proteção individual. “Com a vacina, você também está promovendo proteção em massa, porque não adquire a infecção e, com isso, interrompe o ciclo de transmissão”, descreve.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Xabi Alonso exalta postura do Real e já projeta quartas: ‘Estaremos atentos’

Com o Real Madrid classificado às quartas de final do Mundial de Clubes após a…

12 segundos ago

Verstappen tem negociações ‘concretas’ com Mercedes, diz canal inglês

As especulações em torno do futuro de Max Verstappen começam a ganhar contornos oficiais. Segundo…

8 minutos ago

Vídeos inéditos mostram incômodo de João Gilberto Ao ser gravado supostamente Sem aviso

O músico e produtor João Marcelo de Oliveira, filho mais velho do cantor João Gilberto…

10 minutos ago

CBDU convoca atletas para os Jogos Mundiais Universitários

A delegação do Brasil para a disputa da próxima edição dos FISU World University Games…

24 minutos ago

Zohran Mamdani derrota Cuomo e vence primárias para prefeito democrata da cidade de NY

Zohran Mamdani venceu as primárias para prefeito democrata da cidade de Nova York, segundo uma…

27 minutos ago

Júri chega a veredito em 4 de 5 acusações contra Diddy, mas continuará a deliberar

O julgamento de Sean "Diddy" Combs está prestes a chegar ao fim. Nesta terça, 1º,…

30 minutos ago

This website uses cookies.