‘Salvemos a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio’, diz Papa Leão XIV


Na manhã desta segunda-feira, 12, em primeiro encontro com jornalistas, o papa Leão XIV fez um apelo por uma comunicação livre de preconceito, fanatismo e ódio.

Robert Prevost repetiu palavras de Francisco a comunicadores, pedindo que “salvemos a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio. Purifiquemo-la da agressividade. Não precisamos de uma comunicação ruidosa, muscular, mas sim de uma comunicação capaz de escutar, de acolher a voz dos fracos que não têm voz. Desarmemos as palavras”, disse ele na Aula Paolo VI, ao lado do Vaticano.

“Uma comunicação desarmada, que desarma, nos permite compartilhar um olhar diferente sobre o mundo e agir de forma coerente com a nossa dignidade humana”.

Leão XIV também fez um apelo pela libertação de jornalistas presos “por terem desejado contar a verdade”, sem mencionar países específicos. Afirmou a solidariedade da Igreja e que a existência de profissionais encarcerados “interpela a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a preservar o bem precioso da liberdade de expressão”.

Inteligência Artificial

O sumo pontífice voltou a mencionar a inteligência artificial como uma ferramenta que deve ser bem utilizada na comunicação. “Penso, em particular, na Inteligência Artificial com seu imenso potencial, que exige, no entanto, responsabilidade e discernimento para orientar os instrumentos para o bem de todos, para que possam produzir benefícios para a humanidade.”

No sábado 10, ao explicar a escolha do nome de Leão como papa, Prevost citou Leão XIII, considerado um dos principais formuladores da Doutrina Social da Igreja. Ele defendeu que vivemos em uma nova Revolução Industrial e apontou a inteligência artificial como um dos principais desafios de hoje.

Nesta segunda, o papa reforçou que a Igreja deve aceitar os desafios do seu tempo: “Vivamos bem, e os tempos serão bons. Nós somos os tempos.”

Ao final da audiência, ele cumprimentou vaticanistas conhecidos e funcionários do Dicastério da Comunicação e da Sala de Imprensa do Vaticano. Também passou pelo corredor central da Aula, em que abençoou a fiéis.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bia Haddad desperdiça oportunidades e cai na estreia em Monterrey diante de Bouzkova

A nota enviada anteriormente contém dois erros no primeiro parágrafo. Bia Haddad voltou ao Top…

5 minutos ago

PF indicia Bolsonaro e Eduardo por coação e impõe restrições a Malafaia

Por Weslley Galzo, Aguirre Talento, Carolina Brígido e Pedro Augusto Figueiredo - 21/08/2025 08:08 A…

7 minutos ago

Na Itália, Mediobanca cancela oferta pelo Banca Generali após rejeição de acionistas

O Mediobanca cancelou sua oferta de mais de 6 bilhões de euros pelo concorrente Banca…

14 minutos ago

SP Open aposta em promessas do tênis para se firmar a longo prazo: ‘Mercado gigantesco’

Depois do sucesso do tênis masculino no Rio Open, chegou a vez das mulheres no…

16 minutos ago

cresce pressão para Bolsonaro apoiar outro nome; bolsonaristas preferem Michelle

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 21, mostra que 65% dos entrevistados consideram que o ex-presidente…

17 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Rildo Alves Borges, ocorrido nesta quinta-feira, 21,…

18 minutos ago

This website uses cookies.