A criação do Mundial de Clubes quadrienal fez com que a Fifa alterasse o nome do tradicional torneio anual disputado entre os campeões continentais da temporada. Com a mesma periodicidade de antes, o agora chamado Intercontinental é mais uma chance para desafiar a hegemonia europeia.
Em 2024, houve a primeira edição do Intercontinental com a nova nomenclatura e formato. Na ocasião, o espanhol Real Madrid ganhou do mexicano Pachuca na final e ficou com a taça.
O Intercontinental 2025 seguirá o mesmo formato da edição passada. Na primeira fase, haverá o confronto entre o vigente campeão da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia) contra o campeão da África (Pyramids, do Egito) em jogo único em território africano. Quem passar enfrenta o campeão da Ásia (Al-Ahli, da Arábia Saudita) na segunda fase, provavelmente na casa do time asiático. Os jogos ainda não têm data definida.
A cada ano será feito um revezamento entre asiáticos e africanos. Desse modo, em 2026, será um representante da Ásia quem estará na disputa da primeira fase, enquanto o time africano aguardará o vencedor para o jogo da segunda etapa.
AMÉRICA DO SUL X AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
Do outro lado da chave, válido pela segunda fase, medirão forças os campeões da América do Sul (ainda indefinido) e da América do Norte, Central e Caribe (o mexicano Cruz Azul). Esse jogo acontecerá no dia 10 de dezembro de 2025, em local neutro, no mesmo palco na semifinal e da final do Intercontinental.
O campeão da Copa Libertadores é o único representante que falta definir no Intercontinental. O torneio está na fase de oitavas de final e conta com a participação de seis brasileiros: São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Flamengo e Internacional. O campeão será definido apenas em 29 de novembro.
SEMIFINAL E FINAL DO INTERCONTINENTAL
Na semifinal (terceira fase), marcada para 13 de dezembro, jogam o vencedor do duelo América do Sul x América do Norte contra o ganhador da partida entre Ásia x África ou Oceania. O time que sair da semifinal vitorioso vai pegar o campeão europeu (o francês Paris Saint-Germain) na final do Intercontinental, em 17 de dezembro.
Por: Estadão Conteúdo
A dois dias da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que deve manter a…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir no plenário virtual, entre os…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 3, em rápida conversa com jornalistas…
Qual é o melhor campeonato nacional do mundo? Além de Premier League e La Liga,…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de…
As operações de diversas plataformas de streaming piratas foram suspensas no Brasil desde o último…
This website uses cookies.