Saiba quem é o delegado que comanda a Interpol, que incluiu Zambelli em lista de procurados


O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito secretário-geral da Interpol, em novembro do ano passado, em Glasgow (Escócia). Urquiza se tornou o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o cargo nos 100 anos da Interpol.

O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Antes, Urquiza era diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021-2024. O Brasil lançou a candidatura de Urquiza para o posto em setembro de 2023.

Na quinta-feira, 5, o nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O alerta para foragido internacionais será espelhado em breve no site oficial da organização das polícias. A partir de agora, ela pode ser presa fora do Brasil.

Zambelli entrou para a relação de procurados por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão preventiva da deputada e mandou a Polícia Federal descobrir sua localização e viabilizar o pedido de extradição.

Urquiza foi chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça afirmaram que a eleição de Urquiza “reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”

De acordo com as entidades, a nomeação representa “o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

2 horas ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

8 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

8 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

8 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

9 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

9 horas ago

This website uses cookies.