Sabor do Trigo chama o Sebrae e aprimora a gestão de pessoas | ASN Goiás

A aquisição de um empreendimento de alto valor e desse total menos da metade pago à vista, e o restante pego em empréstimo com familiares, dois meses antes do lockdown em 2020 da Covid 19 no Brasil. Diante de um cenário que tinha tudo para não dar certo, o casal Carla Mônica de Moraes Rocha e Bruno Martins Rosa Dias assumiu a panificadora Sabor do Trigo, em Iporá. Com persistência e determinação, hoje já está com o espaço ampliado e sem nenhuma dívida pendente na empresa. E apesar de todas as superações, o casal pode perceber, por meio das consultorias do Sebrae, que poderia aperfeiçoar ainda mais os processos para melhorar o atendimento e aprimorar o ambiente de trabalho.

O casal Carla Mônica de Moraes Rocha e Bruno Martins Rosa Dias, donos da panificadora Sabor do Trigo, em Iporá (Fotos: Divulgação)

Participantes do ALI Produtividade, Carla afirma que jamais imaginou que definir processos e deixar de forma clara para os colaboradores as suas funções dentro da empresa facilitaria tanto o andamento diário da empresa, principalmente, na troca de turno. “Esse era um problema que tínhamos há tempos e que resolvemos depois que começamos a participar do programa ALI, orientado pelo agente Pedro”, afirma a empreendedora.

Hoje, com o dobro de funcionários, mais de 20, se comparado ao início, Carla destacou que a gestão de pessoas é uma das maiores dificuldades da empresa e foi graças aos processos de gestão apresentados pelo programa ALI Produtividade do Sebrae que ela conseguiu resolver esse problema. “O ALI Pedro Paulo nos mostrou um caminho que não tínhamos pensado e deu muito certo. Hoje estou com duas pessoas a menos na minha equipe e, apesar disso, estamos funcionando sem intercorrências”, ressalta.

A padaria é referência em lanches, pães, salgados e doces

Com pessoas a menos, a proprietária passou a fazer o atendimento no balcão, mas todo o processo deu certo. Ela conta que o Pedro focou em detalhar as tarefas por departamento, criando processos mais claros e diminuindo problemas como tarefas incompletas e falta de organização. De acorco com Carla, 95% do problema de troca de turno que tinham eles conseguiram resolver. “Toda essa melhoria atribuo à consultoria dele. Agora é trabalhar a contratação de pessoas com o perfil da empresa, outra dificuldade, já que poucas pessoas estão dispostas a trabalhar”, ressalta.

A empreendedora ainda lembra que a dívida de mais de R$100 mil que tinham para aquisição da panificadora foi quitada em um ano e, depois disso, decidiram reformar o espaço, o que representou um investimento de R$150 mil. “Só conseguimos quitar esses valores porque temos o pé no chão. Muita gente começa a empreender e ao ver o lucro já faz gastos pessoais como trocar carro e comprar um imóvel. As pessoas precisam entender que no princípio é necessário um investimento maior na loja para conseguir alcançar melhores lucros futuramente e, só depois das contas da empresa em dia, começar a melhorar o seu pró-labore e investir em coisas pessoais”, explica.

Há cinco anos a Sabor e Trigo atende a população iporaense

Carla ainda aconselha aos novos empreendedores a persistirem, se dedicarem e amarem o que fazem. “O empresário precisa entender que o seu negócio é seu sustento e começar a agradecer por cada conquista que alcança no dia a dia. Não pode ver seu empreendimento como uma obrigação. É preciso ter foco, disciplina e muita paixão”, diz.

Quanto a parceria do Sebrae com os empreendedores, Carla é taxativa. “O Sebrae abriu minha mente e me ofereceu cursos que melhoraram meu negócio. Quero ressaltar também a sensibilidade dos consultores do Sebrae em enxergar oportunidades e transmitir com naturalidade para a gente saber lidar com os problemas. Gratidão”, finaliza.

Como foi a compra da padaria

Bruno trabalhava como vendedor da BRF e recebeu de um de seus clientes a proposta de adquirir uma padaria. Como já tinha trabalhado nesse ramo mais jovem, acreditou ser uma ótima oportunidade e conversou com sua esposa. Assim que fecharam negócio, com dois meses, o Governo Federal fechou todos os estabelecimentos comerciais do país devido à pandemia. “Na hora que soubemos do lockdown não sabíamos como iriamos trabalhar, mas Deus não desampara a gente e, aos poucos, fomos nos adaptando e conseguimos sobreviver a esse período”, diz Carla.

Depois de passarem por desafios o casal investiu no empreendimento e participou do programa ALI Produtividade do Sebrae Goiás e com as consultorias, definiram processos que melhoraram a gestão

Nesses cinco anos de história, só em 2024 que Carla decidiu abandonar o trabalho de CLT e se dedicar 100% ao empreendimento da família. “A nossa panificadora estava crescendo muito e estava difícil para o Bruno tocar o negócio sozinho. Eu tinha um bom emprego, mas percebi que se me dedicasse ao nosso empreendimento teria um retorno maior. Foi uma decisão difícil na época, mas não me arrependo de ter pedido demissão”, afirma.

SERVIÇO:

Instagram – @sabordo.trigo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Fonte: Sebre Goiás

Redação

Recent Posts

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de mpox do grupo lp em SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o segundo caso de mpox…

1 hora ago

PCGO prende investigado por estupro de vulnerável em Itumbiara – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Itumbiara…

6 horas ago

PCGO prende homem por descumprir medidas protetivas em Novo Gama – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam)…

7 horas ago

Novo Helicóptero – Mais tecnologia, agilidade e operacionalidade para a Polícia Civil de Goiás

A solenidade de entrega do novo helicóptero à Polícia Civil de Goiás representa um marco…

8 horas ago

Psicóloga explica como a saúde mental pode interferir no processo de mulheres que tentam engravidar

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a infertilidade afeta uma em…

9 horas ago

Polícia prende condenado por estupro de vulnerável e apreende arma de fogo

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc)…

9 horas ago

This website uses cookies.