Por Cícero Cotrim, Gabriel de Sousa, Gabriel Hirabahasi e Victor Ohana – 03/06/2025 12:07
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira, 3, que é “normal” a demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em autorizar licenciamentos ambientais.
Na ocasião, ele havia sido questionado sobre novas regras para o licenciamento ambiental chamadas por ambientalistas de “pacote da destruição”. O petista declarou que não tomou conhecimento das novas normas para o licenciamento ambiental e que dirá se concorda ou não quando tiver acesso ao texto.
“Com relação à demora, às vezes, e você há de convir que é normal que haja demora”, declarou, em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.
Lula também disse que não vê má-fé na instituição. “Nós sabemos que, muitas vezes, a morosidade do Ibama não é nem má-fé. Muitas vezes, é a falta da quantidade de especialistas, e muitas vezes é a exigência da capacitação técnica que as pessoas precisam para fazer as coisas”
O presidente acrescentou: “Se você não tem todas as pessoas que você precisa, demora mais”. Ele afirmou ainda que muitas vezes não é chamado ao debate sobre o Ibama porque o assunto fica entre os ministros, mas que a ministra do meio ambiente, Marina Silva, leva as decisões sempre para a sua aprovação.
“Não há nenhum problema. Vai continuar sendo um motivo de atrito sempre”, afirmou. “Sempre haverá atrito, divergências, entre as pessoas que concedem e as pessoas que querem receber. Isso vale para crédito bancário, para liberação de Orçamento, isso vale para qualquer área do governo tem problema. Porque se o Ibama der autorização precipitada, isso vai para o Ministério Público”.
Por: Estadão Conteúdo
O Criciúma está de volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite…
A dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Rafael Matos derrotaram o indiano…
Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiram nesta…
Por Redação, O Estado de S. Paulo - 22/08/2025 22:24 O plenário do Supremo Tribunal…
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desobedeceu as medidas cautelares que lhe foram impostas pelo…
Em vídeo publicado no seu X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 22, o pastor Silas Malafaia…
This website uses cookies.