S&P rebaixa nota de crédito global Braskem de ‘B+’ para ‘CCC-‘; perspectiva negativa


A S&P Global Ratings rebaixou a sua classificação de crédito global da Braskem de “B+” para “CCC-“. A agência também reduziu os ratings para nível de emissão sobre as notas seniores não garantidas da empresa de “B+” para “CCC-“, e sobre suas notas subordinadas de “CCC+” para “C”. A perspectiva é negativa, segundo a agência.

“Considerando as condições desafiadoras da indústria e o alto endividamento da empresa, há uma probabilidade aumentada de uma reestruturação da dívida nos próximos seis meses”, disse a agência.

Segundo a S&P Global, a perspectiva negativa reflete o potencial de um rebaixamento nos próximos seis meses, caso a empresa anuncie um processo de reestruturação da dívida que considere equivalente a um default. “A liquidez da Braskem pode diminuir rapidamente dependendo de sua taxa de queima de caixa e da capacidade da empresa de renovar sua linha de crédito rotativo com vencimento em dezembro de 2026.”

Em junho de 2025, a Braskem tinha uma posição de caixa de R$ 9,3 bilhões e a linha de crédito rotativo equivalente a cerca de R$ 5,5 bilhões disponível até dezembro de 2026, informou a S&P. “No entanto, nas condições atuais, achamos que pode ser difícil para a empresa renovar a linha de crédito rotativo com termos semelhantes.”

Segundo a S&P Global, uma ação de classificação positiva dependeria da avaliação sobre se o risco da reestruturação da dívida diminuiu consideravelmente. “Isso poderia ocorrer se a empresa conseguir melhorar sua liquidez, estendendo sua linha de crédito rotativo, e/ou se o alívio fiscal REIQ e PRESIQ para a indústria química brasileira for aprovado, apoiando expectativas de fluxos de caixa mais fortes.”

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem comentou sobre o rebaixamento da S&P e também o da Fitch. “A companhia reforça o compromisso com seus stakeholders e segue com foco na implementação das iniciativas de resiliência e de transformação para mitigar os relevantes impactos decorrentes do prolongado ciclo de baixa global da indústria e para o fortalecimento da competitividade da indústria química brasileira.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘A IA veio para ficar e precisamos estabelecer parâmetros’, diz reitor da USP

"A inteligência artificial é uma ferramenta que veio para ficar e para a qual precisamos…

13 minutos ago

Confiança do comércio cai 5% em setembro, ao menor nível desde 2021, revela CNC

Os comerciantes brasileiros ficaram menos otimistas em setembro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de…

14 minutos ago

Lewis Hamilton anuncia a morte do cão Roscoe após coma e se emociona: ‘Experiência dolorosa’

O heptacampeão do mundo Lewis Hamilton anunciou nesta segunda-feira a morte de seu cão Roscoe…

16 minutos ago

Previsão de tempo para SP nesta semana

Os próximos dias na cidade de São Paulo devem ser marcados por altas temperaturas, diferentemente…

26 minutos ago

esforço fiscal vai continuar, mas com critério do que é mais justo fazer

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 29, que o esforço fiscal do…

27 minutos ago

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra jovem investigado por latrocínio contra motorista de aplicativo em Luziânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de…

35 minutos ago

This website uses cookies.