Rybakina vira sobre Swiatek com pneu e vai à inédita semifnal do WTA Finals


Em alto estilo, Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada, na Arábia Saudita, ao derrotar a polonesa Iga Swiatek nesta segunda-feira, em Riad. Após perder a primeira parcial, a tenista casaque se recuperou magistralmente e definiu o confronto com uma vitória por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/1 e 6/0, em 1h37. Seu segundo triunfo valeu vaga antecipada graças à vitória de Amanda Anisimova, que eliminou Madison Keys, e definirá a outra classificada em embate direto com a polonesa, quarta-feira.

Esta foi a quinta vitória de Rybakina no retrospecto particular das duas competidoras que já se enfrentaram 11 vezes. Nesta temporada, a polonesa levou a melhor sobre a adversária casaque em quatro confrontos.

O início de partida foi favorável para Swiatek, que obteve uma quebra e abriu 3 a 0. Embora não tenha ampliado a diferença, ela controlou o jogo para garantir o triunfo na primeira parcial pelo placar de 6/3. Com 17 erros não-forçados Rybakina não teve forças para reagir.

O segundo set, porém, foi diferente. A casaque desta vez foi mais efetiva e logo conseguiu a vantagem de 3 a 0 e uma quebra. Com um jogo consistente, ela cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço e se aproveitou da queda de rendimento da rival para vencer com facilidade por 6 a 1 e empatar o duelo.

Com Rybakina sacando muito bem, o terceiro set foi um ‘passeio’. Ela fez três aces e só perdeu três pontos nos games de serviço. Swiatek seguiu cometendo muitos erros e sofreu três novas quebras. A casaque fez quase o dobro de winners, 20 a 12, e definiu o duelo com um humilhante pneu: 6 a 0.

Campeã do Finals em 2023, quando o evento foi disputado no México, Swiatek tenta evitar a segunda eliminação consecutiva na fase de grupos. Ano passado, a polonesa venceu seus jogos contra Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, mas ficou em terceiro lugar na chave por conta do saldo de sets, em que Krejcikova e a norte-americana Coco Gauff se classificaram, com título da norte-americana.

Logo após o jogo entre Rybakina e Swiatek, a norte-americana Amanda Anisimova buscou a virada diante da compatriota gripada, Madison Keys, parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, para se manter firme na luta pela segunda vaga do grupo Serena Williams. Ela encara a polonesa no segundo jogo de quarta-feira. Antes, a casaque tentará avançar em primeiro em duelo com Keys.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Defensoras brilham e Flamengo vence Bragantino no Brasileiro Feminino

As defensoras foram as protagonistas da noite no Estádio Luso-Brasileiro. Nesta sexta-feira (20), o Flamengo…

4 horas ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar fenilcetonúria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Sephience, indicado para o…

6 horas ago

Pirenópolis recebe encontro nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência | ASN Goiás

A cidade histórica goiana de Pirenópolis, no centro-leste do estado, vai receber gestores de turismo…

10 horas ago

Surfe terá menos vagas olímpicas via WSL nos Jogos de Los Angeles

A Associação Internacional de Surfe (ISA, sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (20) como será…

10 horas ago

obras no Autódromo de Goiânia estão na reta final – Portal Goiás

Pista passou por modernização com o alargamento em pontos estratégicos para receber o MotoGP (Foto:…

13 horas ago

Câmara lança documentário e homenageia 46 ex-parlamentares como parte da comemoração de seus 70 anos

A Câmara Municipal de Goianésia está preparando uma noite especial para homenagear os ex-vereadores vivos…

14 horas ago

This website uses cookies.