A Rússia se tornou nesta quinta-feira, 3, o primeiro país a reconhecer formalmente o governo do Talibã no Afeganistão desde que o grupo tomou o poder em 2021, após Moscou removê-lo de sua lista de organizações proibidas.
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que recebeu credenciais do recém-nomeado embaixador do Afeganistão, Gul Hassan Hassan. O reconhecimento oficial promoverá uma “cooperação bilateral produtiva”, afirmou o ministério em comunicado.
Já o Afeganistão chamou isso de um passo histórico e citou o ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, ao saudar a decisão como “um bom exemplo para outros países”.
O Talibã assumiu o controle do país em agosto de 2021, após a retirada das forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Desde então, eles têm buscado reconhecimento internacional enquanto também impõem sua interpretação estrita da lei islâmica.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.