A Rússia se tornou nesta quinta-feira, 3, o primeiro país a reconhecer formalmente o governo do Talibã no Afeganistão desde que o grupo tomou o poder em 2021, após Moscou removê-lo de sua lista de organizações proibidas.
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que recebeu credenciais do recém-nomeado embaixador do Afeganistão, Gul Hassan Hassan. O reconhecimento oficial promoverá uma “cooperação bilateral produtiva”, afirmou o ministério em comunicado.
Já o Afeganistão chamou isso de um passo histórico e citou o ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, ao saudar a decisão como “um bom exemplo para outros países”.
O Talibã assumiu o controle do país em agosto de 2021, após a retirada das forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Desde então, eles têm buscado reconhecimento internacional enquanto também impõem sua interpretação estrita da lei islâmica.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em: https://www.estadao.com.br/link/estadao-define-politica-de-uso-de-ferramentas-de-inteligencia-artificial-por-seus-jornalistas-veja/
Por: Estadão Conteúdo
Esta sexta-feira despertará emoções adormecidas, levando cada signo a mergulhar em questões profundas e transformadoras.…
Hugo Calderano ficou fora da disputa da etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de…
O Atlético-GO se reabilitou em grande estilo da derrota no clássico contra o Vila Nova…
Capitão do Chelsea, Reece James aguarda Estêvão depois do Mundial de Clubes. Eles serão companheiros…
O boxeador mexicano Julio César Chávez Jr. foi preso por ultrapassar o prazo de validade…
O elenco do Al-Hilal também ficou devastado com a notícia da morte dos irmão Diogo…
This website uses cookies.