A Rússia se tornou nesta quinta-feira, 3, o primeiro país a reconhecer formalmente o governo do Talibã no Afeganistão desde que o grupo tomou o poder em 2021, após Moscou removê-lo de sua lista de organizações proibidas.
O Ministério das Relações Exteriores russo anunciou que recebeu credenciais do recém-nomeado embaixador do Afeganistão, Gul Hassan Hassan. O reconhecimento oficial promoverá uma “cooperação bilateral produtiva”, afirmou o ministério em comunicado.
Já o Afeganistão chamou isso de um passo histórico e citou o ministro das Relações Exteriores do Talibã, Amir Khan Muttaqi, ao saudar a decisão como “um bom exemplo para outros países”.
O Talibã assumiu o controle do país em agosto de 2021, após a retirada das forças dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Desde então, eles têm buscado reconhecimento internacional enquanto também impõem sua interpretação estrita da lei islâmica.
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em: https://www.estadao.com.br/link/estadao-define-politica-de-uso-de-ferramentas-de-inteligencia-artificial-por-seus-jornalistas-veja/
Por: Estadão Conteúdo
As férias chegaram e, com elas, um intervalo precioso em que o tempo desacelera. Seja…
Leves, práticas e saborosas, as saladas ricas em proteínas são uma excelente opção para quem…
Começar um novo ciclo traz a oportunidade de renovar a fé e fortalecer a conexão…
Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social: prazo de inscrição termina na quinta-feira (08/01) para…
Adesões ao programa ocorrerão de 1º de fevereiro a 31 de julho deste ano (Foto:…
Capricórnio é o décimo signo do zodíaco. É regido por Saturno e rege a Casa…
This website uses cookies.