Rússia flexibiliza restrição a embarques do Brasil e proíbe apenas frango do RS


A Rússia flexibilizou as suspensões sobre a importação de frango brasileiro, proibindo, a partir de agora, apenas a importação de carne de aves e derivados do Rio Grande do Sul, segundo informações do Ministério da Agricultura. A decisão foi comunicada pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia ao Ministério da Agricultura na tarde desta quarta-feira, 21.

A suspensão é temporária e ocorre após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (16). O protocolo acordado entre Brasil e Rússia no certificado sanitário internacional previa a suspensão das compras de frango brasileiro de todo o território nacional em caso de gripe aviária, mas as autoridades russas optaram pela redução das restrições. A medida se estende aos demais países da União EuroAsiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão).

Ao todo, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro estão suspensas para 21 destinos, segundo levantamento mais recente do Ministério da Agricultura. Estão pausados temporariamente os embarques de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Namíbia, Sri Lanka e Paquistão, conforme o levantamento da pasta.

A lista inclui as nações que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país. As suspensões temporárias e cautelares de compras de frango brasileiro de todo o território brasileiro, do Estado do Rio Grande do Sul, do município de Montenegro ou do raio de 10 km de onde o foco foi detectado estão previstas no protocolo sanitário acordado com o Brasil e os países importadores.

Há ainda mercados para os quais estão impedidas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul. É o caso de Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Casaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia e União Euroasiática (Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão). O Japão e os Emirados Árabes Unidos suspenderam as compras de carne de frango e derivados do município de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado. Para a Arábia Saudita, também estão suspensas as exportações de frango brasileiro proveniente do município de Montenegro, conforme prevê o protocolo acordado pelos países.

Já os protocolos acordados entre Brasil e Cingapura, Hong Kong, Argélia, Índia, Lesoto, Mianmar, Paraguai, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Usbequistão, Vanuatu e Vietnã preveem a regionalização dos embarques para um raio de 10 quilômetros do foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

O governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As conversas já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro.

Contato: isadora.duarte@estadao.com

()



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Itapuranga ganha um novo espaço para os empreendedores da cidade e com o suporte de um PAV da Receita Federal | ASN Goiás

Descerramento da placa de reinauguração da Sala do Empreendedor em Itapuranga (Fotos Vitor Diniz) Itapuranga…

2 horas ago

PCGO prende em flagrante homem que ameaçou ex-namorada adolescente em Caldas Novas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central-Geral de Flagrantes de Caldas Novas –…

6 horas ago

Força Tática recaptura foragido da Justiça por homicídio em Goianésia

A Força Tática do 23º Batalhão da Polícia Militar recapturou, neste sábado, 17, um foragido…

6 horas ago

Restaurante do Bem é reinaugurado em Luziânia – Portal Goiás

Restaurante do Bem em Luziânia: unidade passou por reestruturação completa e vai servir até mil…

6 horas ago

Técnicos de enfermagem são investigados por usar desinfetantes em mortes na UTI do DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga pelo menos 20 laudos de óbitos registrados…

7 horas ago

PCGO prende foragido da Justiça, em São Simão, pelo crime de ameaça – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia de São Simão – 8ª…

7 horas ago

This website uses cookies.