Rússia condena ataques ‘ilegais’ de Israel; Emirados Árabes pedem que Irã reduza tensões


Os ataques intensos e contínuos do lado israelense contra “instalações nucleares pacíficas” no Irã são “ilegais” do ponto de vista do direito internacional, criam ameaças inaceitáveis à segurança internacional e empurram o mundo para uma “catástrofe nuclear”, cujas consequências serão sentidas em todos os lugares, inclusive em Israel, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta terça, 17.

O comunicado apela para que a liderança israelense recue imediatamente nos ataques a instalações nucleares. “A postura confrontacional e as ações destrutivas de Israel são compreendidas e apoiadas apenas pelos Estados que são seus verdadeiros cúmplices e agem por motivos oportunistas”, pontua a nota.

O ministério afirmou ainda que a solução almejada só pode ser alcançada de forma confiável por meio de diplomacia e negociações. “A Rússia observa as claras declarações iranianas de adesão ao tratado de não-proliferação e a prontidão para retomar os contatos com os EUA”, acrescenta.

Emirados Árabes

O presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan, expressou apoio à população iraniana e pediu a redução de tensões com Israel em ligação telefônica com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. A declaração foi feita hoje em publicação no X pelo diretor de Comunicações Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores dos EAU, Afra Al Hameli.

Na ligação, Al Nahyan discutiu os “últimos desdobramentos no Oriente Médio e suas graves implicações para a paz e a segurança regionais”. Ainda de acordo com a publicação, o presidente destacou que os Emirados continuam a promover diálogos com outros países e atores relevantes “para ajudar a reduzir as tensões e apoiar os esforços para restaurar a segurança e a estabilidade na região”, afirmou Al Hameli.

O líder dos EAU também reiterou o apoio do país a iniciativas diplomáticas de pacificação. “Sua Alteza reafirmou o compromisso dos Emirados com qualquer iniciativa voltada a alcançar esse objetivo”, acrescentou o porta-voz.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de…

7 horas ago

Inclusão na Prática é tema de palestra para profissionais da educação municipal de Caldas Novas | ASN Goiás

Diretores, coordenadores, professores especializados em atendimento inclusivo, profissionais de apoio à inclusão e apoio à…

10 horas ago

CPE Goianésia recaptura foragido da Justiça condenado por estupro de vulnerável

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na recaptura de um foragido da…

11 horas ago

Bombeiros realizam resgate de cobra presa dentro de caminhonete no sul de Goianésia

Uma ocorrência inusitada mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar em Goianésia, no início da tarde…

11 horas ago

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo.…

19 horas ago

Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar um estudo para subsidiar a avaliação da incorporação…

1 dia ago

This website uses cookies.