Rússia condena ataques ‘ilegais’ de Israel; Emirados Árabes pedem que Irã reduza tensões


Os ataques intensos e contínuos do lado israelense contra “instalações nucleares pacíficas” no Irã são “ilegais” do ponto de vista do direito internacional, criam ameaças inaceitáveis à segurança internacional e empurram o mundo para uma “catástrofe nuclear”, cujas consequências serão sentidas em todos os lugares, inclusive em Israel, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta terça, 17.

O comunicado apela para que a liderança israelense recue imediatamente nos ataques a instalações nucleares. “A postura confrontacional e as ações destrutivas de Israel são compreendidas e apoiadas apenas pelos Estados que são seus verdadeiros cúmplices e agem por motivos oportunistas”, pontua a nota.

O ministério afirmou ainda que a solução almejada só pode ser alcançada de forma confiável por meio de diplomacia e negociações. “A Rússia observa as claras declarações iranianas de adesão ao tratado de não-proliferação e a prontidão para retomar os contatos com os EUA”, acrescenta.

Emirados Árabes

O presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohamed bin Zayed Al Nahyan, expressou apoio à população iraniana e pediu a redução de tensões com Israel em ligação telefônica com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. A declaração foi feita hoje em publicação no X pelo diretor de Comunicações Estratégicas do Ministério das Relações Exteriores dos EAU, Afra Al Hameli.

Na ligação, Al Nahyan discutiu os “últimos desdobramentos no Oriente Médio e suas graves implicações para a paz e a segurança regionais”. Ainda de acordo com a publicação, o presidente destacou que os Emirados continuam a promover diálogos com outros países e atores relevantes “para ajudar a reduzir as tensões e apoiar os esforços para restaurar a segurança e a estabilidade na região”, afirmou Al Hameli.

O líder dos EAU também reiterou o apoio do país a iniciativas diplomáticas de pacificação. “Sua Alteza reafirmou o compromisso dos Emirados com qualquer iniciativa voltada a alcançar esse objetivo”, acrescentou o porta-voz.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Decisão da Câmara contra MP do IOF não é derrota ao governo, mas ao povo brasileiro, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a decisão da Câmara dos Deputados…

10 minutos ago

Nikolas vota errado em MP de Lula e é cobrado pelo MBL

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) votou de forma "errada" durante a análise da Medida…

13 minutos ago

Iza diz estar ‘muito feliz’ após término com Yuri Lima

A cantora Iza se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira, 7, após confirmar o término…

14 minutos ago

Brasil tem 24 casos confirmados em 3 Estados

O número de pessoas intoxicadas por metanol no País subiu para 24, segundo novo balanço…

24 minutos ago

Ibovespa quebra correção e sobe 0,56%, de volta aos 142 mil pontos

Após uma abertura de semana com sequência de duas correções, o Ibovespa teve uma sessão…

25 minutos ago

Morre Miguel Ángel Russo, técnico argentino do Boca Juniors, aos 69 anos

Morreu nesta quarta-feira Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, aos 69 anos, por complicações…

27 minutos ago

This website uses cookies.