GOIAS

Rotas de Integração Nacional: programa já beneficia 70 mil produtores

Presente em 1249 municípios em 18 unidades federativas, o Programa Rotas de Integração Nacional foi tema de entrevista concedida pela Secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional vem incentivando o programa que já conta com 70 polos e beneficia 70 mil produtores. Tudo para incentivar redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas que promovem a inclusão produtiva das regiões brasileiras.

“Hoje as rotas estão no nível de maturidade muito interessante. Elas alcançam aí já 18 unidades federativas do Brasil, 1249 municípios, são 77 polos territoriais que envolvem um conjunto de municípios em todas as regiões do país, envolvendo aí diretamente mais de 70 mil produtores beneficiados. Então, os resultados das rotas de integração nacional já são visíveis e, de fato, elas conseguem transformar vidas e aproveitar uma coisa que o Brasil tem, que são as potencialidades regionais, as potencialidades produtivas, muitas vezes invisibilizadas, mas que as rotas buscam trazer à tona e profissionalizar”, afirmou a secretária.

Criado em 2015, o Programa Rotas de Integração Nacional organiza produção, estimula o cooperativismo e o associativismo, trabalha com assistência técnica e com o beneficiamento dessa produção. O objetivo é agregar valor e gerar maior renda para o produtor.

Em 2024, o Programa Rotas de Integração Nacional contou com a implementação de vários novos polos de Rotas já existentes, além da criação de novas Rotas. Foram lançadas a Rota da Avicultura Caipira e a Rota da Mandioca, ambas parte de um esforço mais amplo para promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva, com foco na valorização de cadeias produtivas locais.

Além disso, foram implementados, no âmbito da Rota do Mel, o Polo do Sertão Sergipano, que abrange 32 municípios do estado de Sergipe, e o Polo dos Tabuleiros Costeiros, que abrange 43 municípios. Dessa forma, a Rota do Mel alcançou todos os municípios do estado.

Também foi implementado, no âmbito da Rota do Mel, o Polo do Mel do Vale do Iguaçu, que abrange 19 municípios do estado do Paraná.”

Na Rota da Avicultura Caipira, foram implementados, no estado de Sergipe, o Polo Sergipano da Avicultura Caipira, que contempla 28 municípios, e, na Paraíba, o Polo da Avicultura Caipira de Borborema, que contempla 64 municípios.

Já em relação à Rota da Fruticultura, foi implementado o Polo Vialacto na Região de Produção, que abrange 30 municípios do estado do Rio Grande do Sul. No estado do Ceará, no âmbito da Rota da Moda, foi implementado o Polo da Moda das Artes do Litoral Cearense, que contempla 21 municípios.

Ao Amapá, especialmente, dentro do Rotas, foi entregue o diagnóstico da cadeia do pescado do Estado do Amapá (Rota do Pescado). Nele, foi apresentado informações socioeconômicas, produtivas e de infraestrutura presentes nos 16 municípios do Estado do Amapá. Em setembro, foi concluído o levantamento dessas informações nos municípios do Oiapoque, Calçoene, Amapá e Tartarugalzinho. Em dezembro, foram concluídos os diagnósticos dos seguintes municípios: Pracuúba, Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, cutias, Itaubal e Mazagão (alguns diagnósticos serão concluídos em Jan/2025).

Segundo a secretária, essas cadeias promovem uma inclusão produtiva significativa. “Se formos considerar, por exemplo, no Nordeste, a avicultura caipira, ela está presente em boa parte das famílias, especialmente as famílias rurais, as comunidades rurais. Só que essa produção, muitas vezes, ela não é considerada, inclusive nos censos, existe um alto grau de informalidade produtiva e as rotas buscam trazer à tona isso. A gente organiza a produção, estimula o cooperativismo, estimula o associativismo, trabalhamos com assistência técnica, com o beneficiamento dessa produção, de modo a agregar valor e gerar maior renda para o produtor”.

Para saber mais sobre as ações do governo federal em Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, acesse: www.mdr.gov.br

Fonte: Brasil 61

 

Mais notícias

Brasil 61

Recent Posts

Flamengo e Cruzeiro fazem jogo movimentado, mas não tiram o zero do placar no Maracanã

No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…

34 minutos ago

Libertadores Feminina: Corinthians inicia busca pelo hexa com empate

Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…

45 minutos ago

Casa onde Hungria fez show é interditada; rapper está internado com suspeita de intoxicação

O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…

1 hora ago

Filho de Zidane segue tendência de repatriação e vai defender Argélia em Eliminatórias da Copa

O goleiro Luca Zidane, filho da lenda francesa Zinédine Zidane, foi chamado pela primeira vez…

1 hora ago

São Paulo joga bem com um a menos, vence o Fortaleza e respira antes de encarar o Palmeiras

O São Paulo colocou fim ao seu pior momento na temporada, ao vencer o Fortaleza…

2 horas ago

This website uses cookies.