Categories: BRASIL

RORAIMA: estado registra 304 casos prováveis de dengue em 2025

Roraima já registrou 304 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, foram registrados dois óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue. É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave. 

O Ministério da Saúde destaca ainda que o uso de remédios deve ser feito após a orientação de um profissional de saúde. Tomar medicação por conta própria pode mascarar os sintomas e atrasar o tratamento adequado.

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo, faz um alerta especial para os grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – e para indivíduos com baixa imunidade:

“Chamamos atenção para aquelas pessoas que têm diabetes, hipertensão, idosos, aquelas pessoas que têm alguma doença que nós chamamos de doenças com problemas no sistema imunológico, então isso é muito importante que isso seja observado, porque esses sinais de alertas exigem um cuidado muito mais urgente.”
 
Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Homem ligado a facção é preso por tráfico de drogas em Goianésia

Na noite desta terça-feira, 19, a Força Tática do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM)…

55 segundos ago

Desonerações em julho somam R$ 10,067 bilhões, aponta Receita

As desonerações concedidas pelo governo resultaram em uma renúncia fiscal de R$ 10,067 bilhões em…

3 minutos ago

5 dicas de arquitetura para transformar sua casa

Nunca se falou tanto em morar bem. O mercado brasileiro de design e arquitetura cresce…

11 minutos ago

Operação mira donos da Camisaria Colombo por suspeita de fraude bancária e ocultação de bens

Os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, donos da Camisaria Colombo, são…

15 minutos ago

Trump faz nova publicação sobre guerra entre Rússia e Ucrânia com críticas a Biden

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 21 que é "muito difícil,…

16 minutos ago

CPE prende homem por receptação e tráfico de drogas em Goianésia

Nesta quarta-feira, 20, uma equipe da CPE 90 realizou patrulhamento tático no Bairro Amigo, região…

20 minutos ago

This website uses cookies.