Categories: BRASIL

RORAIMA: estado registra 304 casos prováveis de dengue em 2025

Roraima já registrou 304 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, foram registrados dois óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue. É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave. 

O Ministério da Saúde destaca ainda que o uso de remédios deve ser feito após a orientação de um profissional de saúde. Tomar medicação por conta própria pode mascarar os sintomas e atrasar o tratamento adequado.

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo, faz um alerta especial para os grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – e para indivíduos com baixa imunidade:

“Chamamos atenção para aquelas pessoas que têm diabetes, hipertensão, idosos, aquelas pessoas que têm alguma doença que nós chamamos de doenças com problemas no sistema imunológico, então isso é muito importante que isso seja observado, porque esses sinais de alertas exigem um cuidado muito mais urgente.”
 
Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

PCGO prende dupla que utilizava bar de Mozarlândia para tráfico de drogas – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Mozarlândia – 21ª…

10 minutos ago

BMW reduz previsão de lucros para o ano em meio a dificuldades na China

A BMW reduziu sua previsão de lucratividade para o ano, já que a fabricante alemã…

13 minutos ago

John celebra chegada à seleção e não esconde a felicidade: ‘Um sonho sendo realizado’

Novato na seleção brasileira e convocado de última hora após Ederson, do Fenerbahçe, se machucar,…

15 minutos ago

Prêmio Nobel de Química vai para trio que desenvolveu nova arquitetura molecular

O Prêmio Nobel de Química 2025 foi concedido para os cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson…

20 minutos ago

Lecornu diz haver ‘desejo’ de garantir acordo orçamentário antes do fim do ano

O primeiro-ministro demissionário da França, Sébastien Lecornu, demonstrou esperanças nesta quarta-feira (8) de que um…

22 minutos ago

‘Aberto a vários tipos de jogos’

Presença constante nas convocações de Carlo Ancelotti, o atacante Estêvão busca se firmar como uma…

39 minutos ago

This website uses cookies.