O senador de centro Rodrigo Paz foi eleito presidente da Bolívia durante o segundo turno das eleições presidenciais do país neste domingo, 19. No momento em que a contagem foi publicada pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) boliviano, por volta das 21 horas (de Brasília), Paz aparecia com 54% dos votos, ante 45% do ex-presidente conservador Jorge ‘Tuto’ Quiroga. No momento, 98% das urnas haviam sido apuradas.
O próprio presidente do TSE da Bolívia, Oscar Hassenteufel, afirmou que o resultado “parece ser irreversível”.
Em conversa com jornalistas na porta de sua residência em Santa Cruz, o vice-presidente eleito, Edman Lara, declarou estar agradecido ao povo boliviano e pela oportunidade de governar a Bolívia. “É tempo de nos unirmos, é tempo de nos reconciliarmos. Acabaram-se as cores políticas.”
Lara afirmou que está pronto para ir a La Paz para, junto com Rodrigo Paz, “coordenar quais seriam as soluções que devem ser dadas o mais breve possível para a crise econômica que atinge a Bolívia”.
Uma das tarefas pendentes do novo governo boliviano será restabelecer as relações com os Estados Unidos, interrompidas desde a expulsão do embaixador americano em 2008 por suposta ingerência interna, quando o líder indígena Evo Morales era presidente, afirmam analistas.
*Com informações da Associated Press
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por meio do 2º Delegacia de Polícia, Delegacia de Proteção…
Com projeto, Serra Dourada será totalmente revitalizado, com preservação da arquitetura original. Estádio será o…
Os cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) são canídeos silvestres amplamente distribuídos pela América do Sul, excluindo as…
Na tarde desta quarta-feira, 10, a equipe Força Tática (CB Vieira, CB Vinícius e SD…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Amir Ricardo da Silva, ocorrido nesta quinta-feira,…
Nesta quinta-feira, as emoções tenderão a ganhar intensidade e poderão repercutir tanto nos relacionamentos quanto…
This website uses cookies.