Categories: Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para Agricultura


O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, será enviado especial para Agricultura na 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. O convite ao ex-ministro foi feito pelo presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, representando o governo brasileiro.

Rodrigues atuará como interlocutor entre a presidência da COP30 e o setor produtivo. No convite enviado a Rodrigues pelo governo brasileiro, Corrêa do Lago afirma que os enviados especiais vão atuar como “caixas de ressonância de setores e de geografias e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas”. O papel dos enviados especiais, explicou o embaixador, passa também pela ativação de alavancas estratégicas com os setores e regiões e pela facilitação do fluxo de informações entre a presidência da COP30 e o setor privado.

Ao Broadcast Agro, Rodrigues afirmou que se sente honrado com o convite e que vai ter a colaboração das entidades representativas do agronegócio. “Não será uma tarefa fácil. O desafio inicial é montar uma agenda unificada para o agro, em que todas as cadeias produtivas sejam contempladas, com o objetivo de mostrar ao mundo como é sustentável e eficiente a atividade agropecuária e do agronegócio brasileiro”, afirmou Rodrigues. O passo seguinte, após a convergência do setor em uma unidade, será o convencimento do governo sobre a importância do agronegócio na agenda climática, já que são os governos que assinam os acordos multilaterais, acrescentou Rodrigues. “Mostrar que já somos parte relevante da solução de alguns problemas fundamentais da humanidade, como a segurança alimentar e a transição energética”, defendeu o ex-ministro.

Corrêa do Lago justificou no convite ao ex-ministro que a COP30 será uma “oportunidade única” para os países reorientarem os esforços globais para a aceleração da implementação de compromissos de enfrentamento à crise climática. “A COP30 não pode ser um momento de paralisia e fragmentação, mas sim de esperança e possibilidades por meio da ação”, disse o embaixador ressaltando a intenção de promover uma coalizão global integrando governos, setor privado, sociedade civil, ciência, finanças, inovação e comunidades locais na questão climática. “Se aceitarmos este desafio juntos, podemos transformar a COP30 em um momento decisivo para a luta climática global. Mais do que um marco diplomático, queremos que este seja o ponto de partida de um movimento global, um ‘movimento de movimentos’, que mobilize diferentes setores da sociedade para enfrentar a emergência climática com urgência e determinação”, afirmou o presidente da COP30 no convite.

O primeiro encontro de Rodrigues como enviado especial e a presidência da COP30 será em 22 de maio, em Brasília.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Porto do Açu e a JAQ se unem para viabilizar projetos de embarcações a hidrogênio

O Porto do Açu e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica,…

3 minutos ago

“Don Juan” é condenado a mais de 14 anos de prisão por golpes amorosos e financeiros em Goianésia e região

A Justiça de Goianésia condenou Paulo Roberto Tinoco Bonafina, de 59 anos, conhecido nacionalmente como…

4 minutos ago

Como está o ator que interpretou Jesus no primeiro filme de Mel Gibson?

Por Redação O Estado de S. Paulo - 16/10/2025 15:22 Jim Caviezel, que se tornou…

7 minutos ago

Facta Financeira diz estar em contato com INSS para compreender suspensão de novos consignados

A Facta Financeira afirmou, por meio de nota, que sua administração está em contato com…

12 minutos ago

6 receitas de pão fit para o café da tarde

As receitas de pão fit para o café da tarde são uma excelente opção para…

23 minutos ago

Senador apresenta emenda para BC regular operadoras de cartão alimentação e refeição –

O senador Izalci Lucas (PL-DF) apresentou uma emenda à PEC da autonomia financeira do Banco…

30 minutos ago

This website uses cookies.