Categories: BRASIL

RIO GRANDE DO SUL: estado registra 81 mil casos prováveis e 21 óbitos por dengue em 2025

O Rio Grande do Sul já registrou 81 mil casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, foram registrados 34 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.. 

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. “Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em QUINZE cidades gaúchas. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.        

A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

Foi o que fez a cuidadora de idosos Rosemeri Dalemolle, de 55 anos, de Três de Maio (RS). Ela se curou da dengue e lembra do sofrimento de ter tido a doença: “Tive sintomas de muita náusea, fraqueza, enjoos e foi um período bem difícil porque tive que ficar o tempo todo de repouso, não conseguia me alimentar e foi isso.”

Atenção: febre, dor de cabeça e/ou  atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 24/08/2025

Neste domingo, o movimento dos astros trará uma energia voltada para organização, reflexão e amadurecimento,…

3 horas ago

Mundial de GR: Brasil conquista prata inédita no conjunto geral

A expectativa do público em torno da participação do time brasileiro no Mundial de ginástica…

4 horas ago

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na…

5 horas ago

Boxeador nigeriano de 52 anos obtém nocaute em seu retorno após 20 anos preso

Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…

5 horas ago

Athletico-PR vence o CRB em Maceió, encerra má fase e volta a sonhar na Série B

Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…

5 horas ago

Dado Dolabella e Luan Pereira dão versões diferentes sobre suposta agressão

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…

6 horas ago

This website uses cookies.