Categories: BRASIL

RIO GRANDE DO NORTE: estado registra 5 mil casos prováveis de dengue em 2025

O Rio Grande do Norte já registrou 5.010 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, não foi registrado óbito em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em três cidades potiguares. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A designer de unhas Sandriana de Lima Cunha, de 29 anos, mora em Natal e contraiu dengue recentemente. Ela relata que procurou atendimento logo que sentiu os primeiros sintomas da doença. 

“Comecei a sentir calafrios no corpo, o corpo todo dolorido e só que meus olhos ardiam muito, não era como a ardência de uma gripe normal, queimava muito, queimava muito, muito mesmo. E me deu umas coceiras no corpo. Aí quando eu cheguei lá no hospital, disse todos os sintomas, aí o médico mandou passar um teste de dengue para ver se era dengue mesmo. E deu lá que era dengue.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

45 minutos ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

56 minutos ago

Nova geração de barbeiros: como o profissionalismo está transformando o setor

A barbearia vive um momento de transformação no país. Depois do boom dos últimos anos,…

1 hora ago

“Natal Para Todos” leva alegria e confraternização ao Jardim do Cerrado

O Residencial Jardim do Cerrado foi palco de um momento especial de confraternização e solidariedade…

1 hora ago

3 receitas de Natal para celebrar com a família

A ceia de Natal é um dos momentos mais especiais da celebração, pois reúne a…

2 horas ago

Confira agenda de atrações do Natal do Bem para esta semana – Portal Goiás

O Natal do Bem 2025, uma iniciativa do Goiás Social e da Organização das Voluntárias…

2 horas ago

This website uses cookies.