Categories: BRASIL

RIO DE JANEIRO (RJ): município registra mais de 8,9 mil casos de dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue no Rio de Janeiro (RJ) atingiu a marca de 8.979 em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde (dados até 7/6/2025). A cidade registrou dois óbitos pela doença este ano.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos quais toda a população do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana deve manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor, e ficar atenta aos sintomas da dengue.

A gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Paula Almeida, afirma que as ações de combate à dengue são contínuas, especialmente para promover a conscientização da população sobre a importância de não deixar água parada.

“A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro tem a campanha permanente 10 minutos salvam vidas, que convoca a população para somar forças no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Além disso, a secretaria tem realizado uma série de capacitações, treinamentos e visitas técnicas aos municípios para apoiar nas ações de prevenção e controle da dengue.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde. 

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.

“As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.
 

Brasil 61

Recent Posts

Saúde aumenta vagas do Agora tem Especialistas no Rio de Janeiro

Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…

2 horas ago

INMET emite alerta de chuvas intensas para Goianésia e região para as próximas horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…

3 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…

3 horas ago

Como economizar no supermercado: estratégias práticas para reduzir gastos em 2026

Economizar no supermercado se tornou uma necessidade para muitas famílias brasileiras no início de 2026.…

4 horas ago

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de…

14 horas ago

Inclusão na Prática é tema de palestra para profissionais da educação municipal de Caldas Novas | ASN Goiás

Diretores, coordenadores, professores especializados em atendimento inclusivo, profissionais de apoio à inclusão e apoio à…

17 horas ago

This website uses cookies.