Categories: BRASIL

RIO DE JANEIRO: estado registra 27 mil casos prováveis de dengue em 2025

O estado do Rio de Janeiro já registrou 27.094 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, foram registrados 10 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue. É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em 16 cidades fluminenses. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A prevenção também deve ser uma constante durante todo o ano. É o que reforça a gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Paula Almeida.

“A nossa rotina de prevenção à dengue e às demais arboviroses do estado é mantida durante o ano inteiro. A gente, é claro, que intensifica essa rotina nos períodos de maior risco para a transmissão da doença, que é a época do verão. Nossas ações envolvem relembrar os cuidados que a população deve ter e, também, nesse período em que a gente tem maior circulação do vetor por conta do acúmulo de água parada, a gente intensifica os treinamentos e as visitas aos municípios.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Alexandre Silveira diz ter recebido ‘ameaça eleitoral’

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que sua decisão de apoiar o…

1 minuto ago

Pires do Rio comemora! Museu Ferroviário é reinaugurado e ganha sala de cinema pública – Portal Goiás

Governo de Goiás entregou nesta quinta-feira (30/10) reforma do Museu Ferroviário de Pires do Rio.…

12 minutos ago

País espera mais de 60 nações em cúpula sem Trump, mas evita confirmar lista de líderes

O governo brasileiro estima que ao menos 60 países vão participar, na semana que vem,…

15 minutos ago

Ibovespa atinge máxima histórica com ajuda da Vale, mas demonstra cansaço

No último pregão de outubro, o Ibovespa opera com volatilidade e tenta defender o nível…

16 minutos ago

ONU alerta que risco de guerra nuclear está ‘alarmantemente alto’

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização do Tratado de Proibição Completa de…

17 minutos ago

Palmeiras e Flamengo ganham 16 dos últimos 33 títulos ‘grandes’ e reafirmam ‘espanholização’

Finalistas da Libertadores e na briga pelo título do Brasileirão deste ano, Palmeiras e Flamengo…

18 minutos ago

This website uses cookies.