Categories: BRASIL

RIO DE JANEIRO: estado registra 27 mil casos prováveis de dengue em 2025

O estado do Rio de Janeiro já registrou 27.094 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, foram registrados 10 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue. É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em 16 cidades fluminenses. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A prevenção também deve ser uma constante durante todo o ano. É o que reforça a gerente de Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Paula Almeida.

“A nossa rotina de prevenção à dengue e às demais arboviroses do estado é mantida durante o ano inteiro. A gente, é claro, que intensifica essa rotina nos períodos de maior risco para a transmissão da doença, que é a época do verão. Nossas ações envolvem relembrar os cuidados que a população deve ter e, também, nesse período em que a gente tem maior circulação do vetor por conta do acúmulo de água parada, a gente intensifica os treinamentos e as visitas aos municípios.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Horóscopo semanal: previsões para os signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

Nesta semana, o Sol seguirá em conjunção com Marte e Vênus e entrará no signo…

14 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 19/12/2025

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros tenderá a influenciar cada nativo de forma particular, trazendo…

6 horas ago

Internacional anuncia a contratação do uruguaio Paulo Pezzolano

O Internacional anunciou nesta quinta-feira (18) a contratação do técnico uruguaio Paulo Pezzolano. “O profissional…

7 horas ago

Conmebol anuncia datas e horários da Recopa Sul-Americana

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quinta-feira (18) as datas e horários da…

9 horas ago

Manutenção em adutora é concluída e abastecimento começa a ser normalizado em Goianésia

Equipes técnicas concluíram, por volta das 15h00 desta quinta-feira (18), os trabalhos de manutenção para…

11 horas ago

This website uses cookies.