As restrições à exportação de matérias-primas críticas aumentaram mais de cinco vezes em relação a 2009 à medida que a demanda aumenta, impulsionada pelas transições verde e digital e pelas crescentes preocupações com a segurança econômica, mostram dados do Inventário de Restrições à Exportação de Matérias-Primas Industriais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A edição de 2025, publicada nesta segunda-feira, 12, abrange os desenvolvimentos até o final de 2023 e mostra que essa tendência se acelerou acentuadamente no ano anterior, quando mais de 500 novos produtos minerais brutos foram afetados por pelo menos uma restrição à exportação, em reflexo às mudanças mais amplas no cenário global, como tensões geopolíticas intensificadas e crescente competição estratégica. A taxa de crescimento de novas restrições à exportação foi mais que o dobro da de 2022 e quase o triplo da de 2021.
“O aumento das restrições à exportação de matérias-primas críticas pode aumentar os preços e o risco de interrupções na cadeia de suprimentos, prejudicando o crescimento global, a expansão das energias renováveis e a digitalização”, afirmou o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.
Resíduos e sucatas continuam sendo a categoria mais frequentemente restringida, muitas vezes devido a preocupações ambientais e ao crescente interesse em cadeias de suprimentos circulares. No entanto, as restrições à exportação de minérios e minerais, particularmente insumos a montante em cadeias de suprimentos críticas, também estão aumentando acentuadamente. Segundo a análise, cobre, titânio, manganês, zircônio, germânio e outros metais não ferrosos tiveram os maiores níveis de incidência de restrições à exportação em 2023.
Por: Estadão Conteúdo
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Noete Mendes da Silva, ocorrido…
As altas temperaturas registradas no estado do Rio de Janeiro nas primeiras duas semanas de…
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) chega à sua 13ª edição em Goiás com números…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da 2ª Delegacia Distrital de Polícia de Águas…
Parte dos ganhadores do último sorteio de 2025 do programa Nota Fiscal Goiana, realizado em…
This website uses cookies.