O Banco Central lançou nesta quinta-feira, 11, uma nova medida para reforçar a segurança do Sistema Financeiro Nacional (SFN), após ataques do crime organizado contra instituições financeiras e de pagamento. A resolução número 501 obriga instituições autorizadas a rejeitar transações de pagamento que tenham como destinatárias contas com “fundada suspeita” de envolvimento em fraude.
A avaliação de “fundada suspeita” deve usar todas as informações disponíveis e pode incluir fatores a critério de cada instituição, inclusive com o uso de informações constantes em sistemas eletrônicos e bases de dados de caráter público ou privado.
“As instituições devem comunicar ao titular da conta sobre a efetivação das medidas tomadas em casos de suspeita de fraude e consequente bloqueio”, informou o BC, por meio de nota.
A “fundada suspeita” vale para contas de depósitos à vista, contas de depósito de poupança e contas de pagamento pré-pagas, segundo a resolução.
A medida entra em vigor imediatamente, e as instituições têm até o dia 13 de outubro de 2025 para adequar seus sistemas.
Por: Estadão Conteúdo
Por Redação O Estado de S. Paulo - 11/09/2025 12:38 Um incêndio de grandes proporções…
Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram ganhos nas vendas em julho…
O jogo entre Corinthians x Athletico-PR nesta quarta-feira, que definiu o time paulista como um…
A matéria publicada anteriormente continha um erro no primeiro parágrafo. O CPI dos EUA avançou…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 11/09/2025 12:31 O influenciador trumpista Charlie Kirk…
A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia de Polícia de Firminópolis – 7ª…
This website uses cookies.