Relator pede arquivamento de ação contra Cris Monteiro por fala de que ‘mulher branca incomoda’


O vereador Marcelo Messias (MDB) elaborou parecer pedindo o arquivamento do processo disciplinar contra a vereadora Cris Monteiro (Novo) por quebra de decoro parlamentar. Em uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora disse que “mulher branca, bonita e rica incomoda”. A fala foi considerada racista por parlamentares de esquerda, que protocolaram representação contra Cris na Corregedoria da Casa.

Relator da ação, Messias argumenta no documento que, embora a fala de Cris seja passível de crítica, “ocorreu durante debate político acalorado”. “Não há, até o momento, evidência suficiente de que sua intenção tenha sido a de ofender, discriminar ou atacar de forma deliberada a dignidade de outrem”, afirma. Agora, cabe à Corregedoria da Câmara aprovar – ou não – a recomendação do vereador do MDB.

Messias diz ainda que, para haver punição, seria necessário comprovar que Cris agiu com intenção clara de ofender e discriminar, o que, segundo ele, não ocorreu. “A vereadora Cris Monteiro expressava uma percepção pessoal sobre o tratamento que vinha recebendo, não um juízo de valor negativo sobre qualquer grupo ou pessoa.”

O caso ocorreu nesta terça-feira, 29, quando, na Tribuna da Câmara, Cris Monteiro dirigiu-se a sindicalistas que acompanhavam a votação do reajuste dos servidores municipais e provocou forte reação da plateia e de parlamentares. Segundo a vereadora Luana Alves (PSOL), o episódio configurou um ato de racismo e quebra de decoro parlamentar.

Minutos após o ocorrido, a vereadora do Novo pediu desculpas. “Lamento profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido com a minha fala, não foi minha intenção. Faço uso da tribuna, como qualquer parlamentar, para defender minhas ideias e falar o que penso”, disse na ocasião.

No dia seguinte ao episódio, Luana entrou com uma representação contra Cris Monteiro. Na ação, a vereadora do PSOL pediu que a Corregedoria tome providências cabíveis em relação à conduta da parlamentar. As possíveis penalidades incluem considerar a conduta incompatível com o decoro parlamentar, o que, conforme a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa, pode levar à perda do mandato.

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo a vereadora Cris Monteiro. Em 2021, ela se envolveu em um episódio de agressão com a então vereadora Janaína Lima, à época também filiada ao Novo. Na ocasião, Cris afirmou esperar que Janaína fosse cassada.

Um relatório da Corregedoria da Câmara Municipal recomendou a suspensão das funções legislativas de ambas – Janaína e Cris – após a briga ocorrida no banheiro ao lado do Plenário, durante a votação da reforma da Previdência. No entanto, a ação disciplinar não avançou.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Receitas com músculo: 4 pratos econômicos, práticos e nutritivos para o almoço

O músculo é um dos cortes mais nutritivos da carne bovina, rico em colágeno, ferro…

54 minutos ago

Transporte clandestino traz riscos, e passageiro ainda pode perder viagem – Portal Goiás

Veículos clandestinos flagrados serão apreendidos (Foto: AGR) A Agência Goiana de Regulação (AGR) orienta os…

57 minutos ago

Balão intragástrico: entenda como ele ajuda no emagrecimento

O balão intragástrico é um procedimento minimamente invasivo utilizado para auxiliar no emagrecimento. Ele consiste…

1 hora ago

Claque Cultural tem início nesta quarta-feira, no Teatro Goiânia – Portal Goiás

Renato Teixeira se apresenta gratuitamente com Almir Pessoa nesta quarta-feira (Foto: Divulgação Secult) O Teatro…

2 horas ago

Alerta Amarelo: INMET emite aviso de tempestade severa e granizo para a região de Goianésia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu no fim da manhã um Alerta Amarelo (Perigo)…

3 horas ago

PCGO prende médico que contratou detetives para ameaçar servidora pública em Rio Verde – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminal (Geic) de…

4 horas ago

This website uses cookies.