relator do projeto de lei exclui trecho sobre empréstimos não consignados em parecer


O deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator do projeto que veda descontos relativos a mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), publicou novo parecer nesta quarta-feira, 20, com a mudança que atende a reivindicação da base do governo. A votação foi adiada para a manhã desta quinta-feira, 21.

Forte excluiu uma mudança que havia proposto na lei que rege a Previdência Social. O trecho dizia que “as instituições financeiras que prestarem serviço com vistas à efetivação dos pagamentos dos benefícios administrados pelo INSS poderão ofertar aos beneficiários do INSS empréstimos não consignados desde que em condições de mercado”.

De acordo com o trecho, o INSS poderia excluir a instituição financeira caso fosse constatada “prática reiterada de oferta de empréstimos não consignados em não observância às condições de mercado”.

Segundo pessoas ligadas ao tema, o relator excluiu esses trechos para atender a pedidos de parlamentares governistas, que conseguiram fazer com que o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) adiasse a apreciação da proposta, antes prevista para a terça-feira, 19.

Conforme o Broadcast havia mostrado, governistas questionaram o fim definitivo para os descontos de entidades e sindicatos, ao mesmo tempo que bancos continuam com permissão para os descontos relativos a operações de crédito.

De acordo com relatos, governistas queriam também a flexibilização da vedação aos descontos de mensalidades associativas e a designação do INSS como o órgão de competência exclusiva para a fixação da taxa máxima de juros para operações de crédito consignado, em vez do Conselho Monetário Nacional (CMN). O relator, no entanto, não acatou os pedidos no parecer desta terça.

Segundo Forte, as repercussões sobre a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes ao INSS atrasaram as discussões da sessão plenária da tarde de quarta-feira, que foi tomada pelos debates em torno do projeto sobre a adultização de crianças e adolescentes. Segundo Danilo Forte, o projeto do INSS é o primeiro item da pauta da sessão que está marcada para as 10h desta quinta-feira, 21.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 24/11/2025

Esta segunda-feira trará um cenário dinâmico, no qual cada nativo perceberá tanto avanços quanto desafios…

4 horas ago

Athletico vence América-MG e retorna à Série A do Brasileiro em 2026

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

9 horas ago

Athletico volta ao Brasileiro em 2026 após bater América-MG na Série B

Sobrou emoção na última rodada da Série B  do Campeonato Brasileiro neste domingo (23). Já assegurado…

9 horas ago

Carol Soberg e Rebecca faturam bronze no Mundial de vôlei de praia

A dupla da carioca Carol Solberg com a cearense Rebecca, vice-líderes do ranking, garantiu o…

11 horas ago

Brasil goleia Irã na estreia da Copa do Mundo de futsal feminino

O Brasil estreou com goleada na edição inaurgural da Copa do Mundo de futsal feminino,…

12 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Belchiorlina Maria de Jesus (Chó), ocorrido neste…

18 horas ago

This website uses cookies.