Relator/Braga propõe postergar para 2030 vigência do Programa de Hidrogênio de Baixo Carbono


O senador Eduardo Braga (MDB-AM) prevê em seu relatório da Medida Provisória (MP) 1.304/2025, com a reforma do setor elétrico, a postergação de 2028 para 2030 na vigência do Programa de Hidrogênio de Baixo Carbono (PHBC). Como justificava, ele explicou que o país enfrenta atualmente limitações na infraestrutura de transmissão de energia elétrica.

Conforme o argumento, as linhas de transmissão são indispensáveis para a viabilidade de empreendimentos de alto consumo energético, como as plantas de hidrogênio de baixa emissão. “Sem acesso adequado à rede, esses projetos não poderão se concretizar, frustrando os benefícios esperados em termos de desenvolvimento, emprego e arrecadação”, declarou.

De modo geral, a ideia é alinhar o cronograma de incentivos fiscais à futura disponibilidade de infraestrutura elétrica. A proposta de postergação do início da vigência do Programa de Hidrogênio preserva a duração do programa e o volume de recursos.

O setor está aguardando decreto regulamentador das duas leis aprovadas no ano passado. A Lei 14.948/2024, que instituiu o Marco Legal do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono e o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro), e a lei 14.990/2024, que criou o PHBC. Estão previstos R$ 18,2 bilhões em créditos fiscais até 2032. Com a proposta de Braga, a previsão final passaria para 2034.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Petrobras encontra petróleo na Foz do Amazonas e impulsiona estratégia de novas reservas

Petrobras identifica hidrocarbonetos em poço na Foz do Amazonas, no Amapá. A descoberta reforça a…

3 horas ago

Bolsonaro solicita ao STF autorização para consulta odontológica com nora

Defesa de Jair Bolsonaro pede ao STF autorização para que o ex-presidente saia da prisão…

4 horas ago

Vôlei brasileiro implementa exigência de teste genético para atletas femininas

CBV adota teste genético para atletas femininas em competições nacionais, seguindo diretrizes do COI e…

6 horas ago

Amcham alerta sobre riscos de retaliação comercial entre Brasil e Estados Unidos

Amcham defende o diálogo entre Brasil e EUA para evitar retaliações comerciais e proteger a…

6 horas ago

Hugo Calderano enfrenta Félix Lebrun em busca de vaga na semifinal do Europe Smash

Hugo Calderano encara o francês Félix Lebrun neste sábado pelas quartas de final do Europe…

9 horas ago

Dario Durigan nega inércia do governo federal diante da crise no Banco de Brasília

Ministro Dario Durigan rebate críticas sobre a crise do BRB e destaca esforços do governo…

9 horas ago

This website uses cookies.