O rei Charles III chegou nesta segunda-feira, 26, ao Canadá para uma visita oficial que, segundo o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, simboliza o fortalecimento da soberania do país em um momento de tensão diplomática com os Estados Unidos. A viagem ocorre após repetidas declarações do presidente americano, Donald Trump, sugerindo a possibilidade de anexação do Canadá, o que tem gerado forte reação política em Ottawa.
Em comunicado oficial, Carney afirmou: “Hoje, somos honrados em dar as boas-vindas a Suas Majestades o Rei Charles III e a Rainha Camilla ao Canadá”. A visita, segundo ele, reforça o vínculo com a Coroa britânica, “forjado ao longo de gerações, moldado por histórias compartilhadas e fundamentado em valores comuns”. O rei é o chefe de Estado do Canadá, que faz parte da Commonwealth britânica, formada por ex-colônias do Reino Unido.
Para Carney, o gesto tem peso histórico e político. “Quase 70 anos após o Soberano do Canadá abrir o Parlamento pela primeira vez, essa honra histórica corresponde ao peso de nosso tempo.” Segundo ele, o discurso que o rei fará nesta terça-feira no Senado “fala à nossa tradição e amizade duradouras, à vitalidade da nossa monarquia constitucional e à identidade distinta do Canadá”.
O premiê aproveitou o momento para reafirmar a identidade nacional do país: “A força do Canadá está em construir um futuro sólido enquanto abraça suas raízes inglesas, francesas e indígenas”. No discurso do trono, Charles apresentará a agenda do novo Parlamento, com foco em crescimento econômico, segurança, custo de vida e uma redefinição das relações com os EUA.
Por: Estadão Conteúdo
Uma ação integrada da Polícia Militar resultou na prisão do suspeito de ter cometido um…
Natural de Luziânia (GO), Ramon Andrade, conhecido artisticamente como Ramon Phanton, construiu ao longo de…
O Corpo de Bombeiros Militar estará presente de forma estratégica durante a realização do Carnaval…
Consumidores passam a ter garantido, por lei, o direito de receber boleto impresso em Goiás.…
Os hospitais e unidades de saúde estaduais, em Goiânia e no interior, vão manter o…
Um idoso de 72 anos foi preso em Brasília, no Distrito Federal, durante ação conjunta…
This website uses cookies.